O NAUTILUS é um MARINHEIRO (vem do grego: nautilos).
E é... um cefalópode, sabem o que é? Polvos, chocos lulas diz-vos alguma coisa? pois é, quem diria! só que o NAUTILUS tem uma particularidade: é o único da família que tem uma concha, ou seja, o NAUTILUS é ORIGINAL!
E a concha é linda, já viram as cores? E útil! Aquelas cores servem de camuflagem, o branco da parte de baixo não se vê à contra-luz e as listas da parte de cima disfarçam no fundo do mar. Parece que o NAUTILUS a usa para se esconder do mundo.. Mas para além disso uma concha é uma casa, e a concha do NAUTILUS é uma casa que cresce à medida: tem 4 câmaras na altura do “nascimento” e vai-lhe acrescentando mais e maiores, em espiral logarítmica, até chegar a 30 ou mais na idade adulta. O NAUTILUS vive sempre na última (a maior e que está mais perto do mar...) e usa as outras para se equilibrar, com a ajuda de um sistema de comunicação que controla a flutuabilidade. Será que o NAUTILUS é engenheiro? ENGENHO pelo menos tem. E é um VIAJANTE INCANSÁVEL: durante o dia, para se proteger, anda pelos 600 m de profundidade, à noite, vem para perto da superfície (cerca dos 30 m) para se alimentar, acasalar e pôr os ovos. E para isso anda a jacto!: o NAUTILUS tem uma espécie de um sifão orientável, que lhe permite mover-se para várias direcções, e que aspira e expele água como forma de propulsão.
Não se perde! e gosta de QUALIDADE DE VIDA!: mora em águas quentinhas, nos mares tropicais do Índico oriental e do Pacífico ocidental e alimenta-se de pequenos peixes, camarões e crustáceos!
São muitos anos de experiência: o NAUTILUS pelos vistos é o ancião da família: até há quem lhe chame “fóssil vivo”, porque existe há pelo menos 500 milhões de anos, sem grandes mudanças. O NAUTILUS é PERSEVERANTE, há quem lhe chame teimoso...
O NAUTILUS veio conhecer as MILHAS NÁUTICAS e sentiu-se bem. Afinal é um marinheiro e um viajante! original e com engenho! que gosta de qualidade de vida e que não desiste de ser como é!
Fonte: Monterey bay aquarium, Smithsonian National Zoo