12 abril 2012

Chá do Guruè

O Guruè é uma pequena vila no distrito de Quelimane, que foi fundada pelos portugueses no séc. XIX, tornando-se o centro de uma região produtora de chá no início do séc. XX. Em meados do séc. XX, o Guruè tornou-se a sede de importantes companhias produtoras e exportadoras de chá e, pela amenidade do clima, o local de residência e de férias da chamada "aristocracia do chá".

Apesar de ter fortemente decaído após a independência de Moçambique, em especial em resultado da guerra civil, a vila conseguiu conservar muito do seu charme e está agora em processo de recuperação, tal como as plantações dos arbustos de chá (Camellia sinensis).
Agora é de novo possível comprar chá do Guruè, os acessos estão em recuperação e para dormir há um bom alojamento na chamada "Casa do Padre", gerida pelo Centro Polivalente Leão Dehon, uma estrutura missionária também responsável pela formação e pelo emprego na região.
A região é linda, com umas fantásticas montanhas a dominar plantações a perder de vista.
E como o clima continua ameno, de manhãzinha conseguem-se imagens bonitas como esta, onde as acácias pontuam as plantações de chá.

6 comentários:

Laurus nobilis disse...

Normalmente, tudo o que é suposto ser apreciado implica tempo e esse, é que nos vai faltando... Gostava de saborear este, da tua terra, que não conheço. Em casa, continuamos a ser consumidores do de Porto Formoso e, de vez em quando, do da Gorreana.

O chá é como o café, o vinho ou o whisky... É um mundo a ser descoberto devagarinho...

Voz do Vento disse...

Se bem me lembro, o Laurus já fez um artigo sobre o chá de Porto Formoso. Gosto muito da penúltima foto.

garina do mar disse...

um dia destes ofereço-te um pacotinho ;)
pois fez!!! e acho que eu comentei por lá que o chá dos Açores perdeu importância precisamente por causa do chá de Moçambique...

Navegante disse...

E eles criaram alguma "indústria" para fazer o processamento do chá em bruto e embalarem-no ou são terceiros que o fazem? E os proprietários das terras são privados ou ainda têm resquícios do pós-independência?

Nautilus disse...

Que amanhecer tão bonito! Parecem fotografias de um biombo japonês :)

Ainda bem que o chá está em recuperação. Lembro-me de ter bebido bastantes vezes chá de Moçambique, mas não sei se era do Gurué.

garina do mar disse...

existe uma Associação de Produtores de Chá da Zambézia que está instalada no Guruè e que organiza a produção e a exportação...
os produtores têm acordos com as empresas e estas tratam do processo industrial e da exportação!!