25 março 2009

Tapada Real de Mafra

A Tapada Real de Mafra foi criada em 1747, no reinado de D. João V, com o objectivo de proporcionar uma envolvente ao Palácio de Mafra e, assim, constituir um espaço de lazer vocacionado para a caça e fornecimento de lenhas e outros produtos, necessários ao seu sustento. Com uma área de 1187 hectares, é rodeada por um muro de 16 km de extensão, estando actualmente uma área de 360 ha afecta à administração militar. Desde o século XVIII até 1910, foi um local privilegiado de lazer e de caça dos Reis e Rainhas de Portugal, conhecendo o seu período áureo nos reinados de D. Luís e de D. Carlos. A diversidade de habitats presentes na Tapada, permite a existência de um grande número de espécies animais e vegetais que podem ser observadas, sobretudo a pé, percorrendo um dos três percursos pedestres que existem.

20 março 2009

Da Amoreira à Arrifana (1): ribeira de Aljezur

As aquiculturas
e os meandros
O troço final
e os rochedos a Norte

09 março 2009

Cegonhas pretas na Web

E nas Portas de Ródão.
No âmbito do projecto "Grifos na Web" de que aqui falámos em Janeiro do ano passado, viu-se, faz hoje um ano, nascer uma cria de grifo (na foto).
Este ano o ninho dos grifos não foi ocupado mas as cegonhas pretas, como ficaram sem o ninho do ano passado, acabaram por escolher um ninho que é visível a partir da câmara de vídeo. Em baixo vêem-se os 3 ninhos: o de cima é o ninho dos grifos, o de baixo, à esquerda, o ninho das cegonhas do ano passado onde se vêem 3 crias e o da direita o ninho actualmente ocupado pelas cegonhas.
Pode seguir a vida das cegonhas pretas a partir da página do jornal Público. E pode ver também a chegada da 1ª cegonha preta às Portas de Ródão, este ano, e a chegada do casal ao ninho actual.