31 outubro 2008

Samhain

Ontem como hoje, por vezes é difícil de ver ... mas a passagem está e continuará a estar lá, permitindo o encontro entre os dois mundos! Excelente Ano Novo!

23 outubro 2008

Iate Inhaca

Fotografia retirada do livro "Veleiros de Portugal" de Francisco Correia Figueira

17 outubro 2008

Raz de Sein

O Raz de Sein é uma passagem marítima, relativamente estreita entre a Pointe du Raz no Cap Sizun, Finistère, e a ilha de Sein.


A passagem
está assinalada
a poente pelo
farol de Tévenec,
inaugurado em 1875
e conhecido como
o "farol maldito"

e, a nascente, pelo farol de La Vieille (Ar Groac'h), inaugurado a 15 de Setembro de 1887, e a "tourelle" de La Plate (em baixo).
Esta passagem é bastante procurada porque para passar por fora da ilha de Sein é necessário guardar resguardo da "Chaussée de Sein", uma crista de afloramentos graníticos que se estende cerca de 15 Milhas Náuticas para poente.
No entanto também esta passagem tem riscos: as correntes de maré podem atingir 6 nós e, em situações de "vento contra corrente", o mar fica consideravelmente empolado. Actualmente não é permitida a navegação comercial, até porque a Pointe du Raz é área protegida.
Eu passei por aqui com "mar de senhoritas".
Mas agora imaginem com mar de tempestade!!
Pela espectacularidade do vídeo abrimos uma excepção:

15 outubro 2008

115 anos do Farol de Aveiro


A 15 de Outubro de 1893, o Farol da barra da ria de Aveiro entrou em funções, com o fim de evitar "os repetidos sinistros marítimos ocorridos nas proximidades da foz do Vouga".
Apesar de inicialmente ter sido pensado para o forte da Barra, aproveitando a torre de sinais, a localização escolhida foi junto ao molhe sul da barra da ria de Aveiro (que é em Ílhavo), assumindo a dupla função de avisar da proximidade da costa e assinalar a entrada da barra.

O farol é constituído por uma torre de 62 metros de altura (é o mais alto de Portugal e o 2º mais alto da Europa) e a lâmpada localiza-se a 66 metros de altitude.
A "luz", constituída por 4 "relâmpagos" brancos que se repetem a cada 13 s (Fl (4) W 13 s), tem um alcance de 23 Milhas Náuticas.

10 outubro 2008

Fim do dia no Cabo da Roca

A lembrar que se aproxima o fim do ano...