08 março 2007

ainda pela serra do Açor: o Piódão

Ou saindo de Coja para quem vem do lado de Coimbra, e atravessando a Mata da Margaraça (como viram já, uma estrada linda...), ou a partir de Vide, nas faldas da serra da Estrela, para quem vem do lado da Covilhã ou da Guarda, por uma estrada estreitinha que acompanha a ribeira de Vide, bordejada de socalcos e moinhos, surge às tantas no meio da paisagem da serra do Açor, uma aldeia de xisto.
Casas com paredes de xisto, telhados de ardósia (xisto), até as estreitas ruas e as inúmeras escadas que ligam os vários "terraços" da aldeia são revestidas de xisto.
Com apenas 3 notas de cor: a igreja de Nossa Senhora da Conceição, caiada de branco, as portas e janelas pintadas de azul e as flores por todo o lado.
Vale a pena partir à descoberta, percorrendo o emaranhado de ruas e escadas.
Descobrir recantos, capelas, antigas mercearias...
E terminar no largo da entrada que foi todo recuperado, e numa das várias esplanadas provar (e trazer) o pão, o mel, as aguardentes de mel, as tijeladas e o queijo de cabra que é uma delícia!!

6 comentários:

Laurus nobilis disse...

Uma verdadeira pérola, perdida no meio de uma das serras mais bonitas de Portugal. Vão até lá, porque realmente vale o esforço!

Anónimo disse...

efectivamente o caminho é diabólico mas, quande se vê aquela aldeia ainda da estrada, ficamos logo com outra alma!

Nautilus disse...

Diabólico? bastante, sobretudo se se vier do lado da Covilhã. São curvas atrás de curvas! Não deve ser fácil morar por ali. Há meia dúzia de anos nem televisão havia. Mas agora faz parte das Aldeias Históricas e tem estado a ser bastante bem recuperada.
Quanto à serra é sem dúvida bonita. Mesmo ardida e tudo. E já agora, não sei se se aplica aqui mas ainda hoje vi uma entrevista ao Director do Gerês em que este dizia que só se deve reflorestar um a dois anos depois, porque se a vegetação natural rebentar é preferível do que andar a fazer plantações. Ele lá deve saber.

garina do mar disse...

isso era o que eu dizia no outro dia!!
olá Lusitano! bem vindo ao Milhas Náuticas!! nós por cá somos fãs do Viriato!! um grande homem

Anónimo disse...

Que saudades... tigelada... à quanto tempo...

Laurus nobilis disse...

As tigeladas e tudo o resto! Comida interdita a quem queira perder peso! É TUDO BOM!