25 novembro 2012

Flamingos do Tejo

Há dias disseram-me que tinham feito uma contagem de cerca de 6 mil flamingos no estuário do Tejo. E que uma boa altura de os ver era a meia-maré na zona das Hortas em Alcochete.
Até passei por lá duas vezes mas nada...
Mas há dias, por acaso, tive que ir à zona da Lezíria:
e lá estavam eles, muitos!
Não sei se eram os tais 6 mil mas eram umas centenas largas, de volta dos canteiros do arroz.

18 novembro 2012

Revisita ao Moinho dos Canais


Para assinalar o Dia do Parque Natural do Guadiana, classificado pelo Decreto-Lei nº 28/95, de 18 de Novembro, como forma de salvaguardar os valores existentes e promover o desenvolvimento sustentado da região.

A classificação justifica-se devido ao "evidente interesse faunístico, florístico, geomorfológico, paisagístico e histórico-cultural" do troço médio do vale do Guadiana, e à "circunstância da identidade desta paisagem se encontrar ameaçada pelo progressivo desaparecimento dos sistemas tradicionais de utilização do solo".
Saiba mais na página do ICNF sobre o Parque.

E o passeio também se justifica. Cheguei aqui usando o equivalente ao Percurso 1 mas numa versão automobilística: consegue-se chegar de automóvel até perto do rio. Não vi a águia de Bonelli mas dizem que anda por lá...



Existem outros percursos que valem a pena.

09 novembro 2012

Aventureiros nos Mares da Ásia

"Sebastião Gonçalves Tibau, nascido em Santo António do Tojal, embarcou para a Índia na qualidade de soldado em 1605, desertou do serviço da Coroa tornando-se líder de uma república pirata."
"Navios com velas desfraldadas sulcando as ondas do mar prontos para o combate, abordagens e assaltos violentos, vidas e acções entrecortadas por combates de artilharia e duelos de esgrima travados corpo a corpo, tudo em prol da disputa das fantásticas riquezas que circulavam por aquelas paragens."