28 junho 2009

100 000

O Milhas Náuticas agradece aos seus visitantes que, em menos de 3 anos, nos fizeram alcançar este número.

25 junho 2009

Golfinhos do Sado

São um símbolo do estuário do rio Sado e é habitual vê-los nas suas brincadeiras em volta da Península de Tróia!
O ano passado, no início de Setembro, fui procurá-los, no catamarã da Vertigem Azul e pude assistir a alguns rituais de acasalamento.
Mas a população tem estado a diminuir! De cerca de 40 que existiam nos anos 80, estão agora a reduzidos a 25, com o risco de ainda poderem vir a diminuir devido às inúmeras pressões a que estão sujeitos, nomeadamente de observadores pouco cuidadosos.
Por causa disso foi agora aprovado e publicado o Plano de Acção para os Golfinhos do Sado e existe uma página da internet destinada a aumentar o conhecimento e a possibilidade de protecção destes simpáticos mamíferos.

19 junho 2009

Cascata de Cela Cavalos

Relativamente perto de Sirvozelo, encontramos a placa com a indicação. Depois de uns três quilómetros a pé, chegamos lá!
A primeira fotografia foi gentilmente cedida por ICSA

14 junho 2009

As cegonhas pretas das Portas de Ródão


Nas Portas de Ródão existem pelo menos 6 cegonhas pretas: um casal e as suas 2 crias e mais 2 que andam por lá mas que se desconhece se terão nidificado ou mesmo se são um casal.
As 2 crias, nascidas a 29 e 30 de Abril, foram anilhadas ontem e deverão começar a voar no final deste mês (ver foto de baixo).
O ninho de cegonhas pretas pode ser observado em directo.
Nota: as Portas de Ródão foram classificadas como Monumento Natural no passado dia 20 de Maio (Decreto Regulamentar n.º 7/2009).

08 junho 2009

Mar português (6)

No Dia Mundial dos Oceanos, já oficialmente declarado como tal pelas Nações Unidas!