11 setembro 2013

Por baixo da superfície...






Fotografia gentilmente cedida por MCSA

05 setembro 2013

Por terras do Ocreza


O rio Ocreza é um afluente da margem direita do rio Tejo (entre o Pônsul e o Zêzere). Nasce na serra da Gardunha e corre para sul, sempre a acompanhar a "margem direita" da A23, até quase à foz. Logo na zona da Cova da Beira é bem visível a albufeira da Marateca (Santa Águeda) e quem fizer a estrada da A23 para Proença-a-Nova também pode ver umas bonitas imagens da albufeira de Pracana.
(mapa extraído da Carta Itinerária de Portugal do Instituto Geográfico do Exército (clique para ampliar))

O nosso passeio andou pelo troço médio do rio.

A ideia era fazer um piquenique nas margens do rio, perto de Sarnadinha (na foto de cima), mas não encontrámos sombra onde nos pudessemos sentar.

Mas como um dos objectivos era passar pelas Portas do Almourão, o piquenique foi mesmo num dos miradouros (não, infelizmente não tem parque de merendas mas como os miradouros têm uns belos estrados de madeira foi mesmo aí). E como podem ver, vale a pena!


O dia acabou na praia fluvial da Fróia, desta vez com bastante menos água (e com mais gente) do que da última vez em que lá estive, mas sempre muito bonita.

29 agosto 2013

À volta da Faia Brava


Uma breve paragem no Alto da Sapinha, com vista sobre a foz do Águeda e sobre uma escarpa onde moram grifos e britangos, e fomos de seguida até ao Penedo Durão, aproveitando o parque de merendas para o nosso piquenique, observar e fotografar mais de perto estes nossos amigos.


Depois fomos tomar posse dos nossos quartos e refrescar nesta piscina com uma vista maravilhosa sobre terras do Côa.


À noite foi a vez de um passeio a pé no território da Faia Brava, entre Algodres e o Côa (só foi pena não haver lua para iluminar o rio).


De manhã, depois de um "imenso" pequeno almoço e de mais uns mergulhos na piscina, deixámos Castelo Rodrigo a caminho do Ocreza.

20 agosto 2013

Do castelo de Alcácer do Sal


À procura de um local com sombra e uma vista bonita para fazer um piquenique fui parar ao castelo de Alcácer do Sal! Daquela espécie de miradouro que existe do lado direito do castelo, a vista era esta:

Fica-se com pena que aqueles galeões do sal estejam ali só para enfeitar: devia ser bem interessante vir de Setúbal até aqui ao longo do rio.
E até há uns pontões ao longo das margens...

Mas na falta do passeio, e apesar do calor, estava-se bem sobre a muralha e à sombra das oliveiras.

06 agosto 2013

Passeio no Tejo


Lembrando-me de um passeio do Nautilus às aldeias dos Avieiros, resolvi fazer o mesmo mas de barco!
Saímos de Valada, que agora tem um cais todo jeitoso, naquele barquinho engalanado.

Fomos até à Palhota, onde quem quis pôde desembarcar.
Depois fomos a Escaroupim fazer um piquenique (o restaurante estava fechado mas ouvi dizer que era bom).
E ainda deu direito a ir espreitar bem de perto a "ilha das garças".

01 agosto 2013

De canoa no Zêzere


Uma actividade da iniciativa "Ciência Viva no Verão" incluía uma visita a uma estação de tratamento da água que se bebe em Lisboa, uma visita à barragem de Castelo de Bode e um passeio de canoa na albufeira.
Só que quando chegámos, "surpresa!", o passeio não era na albufeira mas sim a descida do Zêzere entre Castelo de Bode e Constância. Muito mais interessante, sem dúvida, mas muito mais complicado para quem, como muitos de nós, não tinha nunca pegado numa pagaia.

Foi divertido. Excepto nas alturas em que era necessário rebocar a canoa porque o rio não tinha água suficiente.
Mas até incluiu um conjunto de "viranços" a seguir a um dos (mini) rápidos: virou a primeira canoa e as seguintes, dos novatos, não se conseguiram desviar e viraram também.

E para os novatos é um alívio quando se vêm ao longe as pontes de Constância...
Mas pela paisagem vale a pena. E pelas banhocas de onde em onde para refrescar também. E claro, pela aventura!

23 julho 2013

Sete anos de "Mar Português"



7 anos e muitas Milhas Náuticas percorridas com a vossa companhia! Aqui fica o nosso agradecimento a todos os que nos acompanham.

     "E ao imenso e possível oceano
     ensinam estas Quinas que aqui vês,
     que o mar com fim será grego ou romano:
     o mar sem fim é português."
         in "Mar Português"; Fernando Pessoa

15 julho 2013

Azenhas do Mar

Já não passava por lá há muito tempo...

Mas continua uma terra linda!


08 julho 2013

Passeio com burros no planalto


Há mil e uma maneiras de visitar o planalto de Castro Laboreiro!
Já em tempos tinha mostrado os passeios a cavalo, hoje fica aqui a modalidade do passeio com burros.

Que não é mais do que um passeio a pé, no meio das magníficas paisagens do planalto,

atravessando as "brandas" nalguns casos quase abandonadas, noutros ainda cheias de vida.

A diferença está nos burros mirandeses que não, não são para carregar connosco, mas que dão uma bela ajuda a levar as nossas "tralhas", desde as máquinas fotográficas às merendas. E a ajuda que os burros nos dão é uma ajuda para os manter a eles e evitar a extinção da raça.

E é sempre divertido poder guiá-los.

Vejam como aqui.

01 julho 2013

Calhau do Corvo


Na praia Grande do Rodízio