14 março 2012

Pelo Alentejo... (II)

No Maranhão, quando o Inverno parece Primavera.

08 março 2012

A abertura ao mar da Lagoa de Santo André

Todos os anos, na altura da lua cheia de Março, é reposta a ligação ao mar da Lagoa de Santo André.
É um espectáculo insólito que reúne centenas de curiosos e é normalmente objecto de reportagem televisiva. Desta vez o Milhas Náuticas também foi assistir e mostra aqui algumas imagens.
Como se vê no primeiro vídeo, foi aberto um canal até à beira-mar. Depois, é preciso aguardar que o nível da maré seja inferior ao da lagoa e só depois é estabelecida a ligação, que começa por ser apenas uma lâmina de água.
Mas os surfistas estão atentos: sabem que, quando a ligação começa a aprofundar, são geradas ondas estacionárias que permitem um divertimento diferente do habitual.
E quando o caudal aumenta tem-se dois espectáculos: o daquelas ondas estranhas, que parecem não avançar, e o dos surfistas.
Já viram fazer "carreirinhas" sem sair do mesmo sítio?
Infelizmente, o nível da água na lagoa estava muito baixo e o espectáculo foi inferior ao habitual. Mas para o ano haverá mais!

03 março 2012

Pelo Alentejo... (I)

Perto do Maranhão, quando o Inverno parece Primavera.

24 fevereiro 2012

Pôr-do-Sol no Raso

Desta vez até foi num workshop ;) de fotografia de paisagem. Em que andei a aprender a usar filtros e a fazer "arrastos" (ver as últimas fotos).
Mas não podia desperdiçar a oportunidade de fotografar umas ondas iluminadas pelo sol
E o pôr-do-sol, claro!

16 fevereiro 2012

Museu de Portimão

Junto à agora doca de recreio de Portimão, localizava-se a fábrica de Conservas La Rose, que foi recuperada para albergar o Museu de Portimão.
O museu, que conta a história de Portimão desde as primeiras ocupações, tem também um importante espólio associado às actividades marítimas.
Entre outros, é de referir uma mostra da evolução dos estaleiros navais até à actualidade, retratada em fotografias,
através de antigos equipamentos, como este utilizado para o fabrico de cordas de sisal,
e de magníficas maquetes, como esta que representa a zona de estaleiro.
Merece também destaque o património da antiga fábrica de conservas, tais como as suas instalações agora recuperadas e musealizadas
e os diversos equipamentos utilizados como as prensas onde se faziam as latas de conservas.
Merece a visita. Saiba mais no Portal da Câmara Municipal de Portimão.

08 fevereiro 2012

Navio-Escola «Sagres»

Segundo Navio-Escola «Sagres»
50 Anos ao serviço da Nação!
Guaches de Roger Chapelet
in "Sagres - A Escola e os Navios", Edições Culturais da Marinha, 1990

02 fevereiro 2012

Lagoa Pequena

O dia 2 de Fevereiro foi designado Dia Mundial das Zonas Húmidas para comemorar a assinatura da Convenção de Ramsar, sendo o tema, de 2012, "o Turismo em zonas húmidas: uma grande experiência".
Cada vez mais estas zonas são procuradas para fins turísticos, em especial para observação de avifauna e outra fauna aquática, ou como simples local de passeio, contribuindo para beneficiar, tanto as populações locais como a biodiversidade.
Na Lagoa Pequena foi hoje inaugurado um Espaço Interpretativo, que inclui dois percursos, dotados de observatórios e de painéis interpretativos bem feitinhos e que será gerido pela Câmara de Sesimbra, podendo ser visitado às 4ªs, 6ªs e Sábados.
Hoje, dos observatórios e apesar do grande número de visitantes foi possível ver galeirões
e outros patos (em baixo um casal de pato-real). Também se ouvia o canto do rouxinol-pequeno-do-caniço mas não vi nenhum.
A Lagoa Pequena fica imediatamente a montante da Lagoa de Albufeira que, por sua vez, encosta ao mar, apesar de a ligação ao mar estar, como hoje, a maior parte do tempo fechada.
Saiba mais sobre este espaço no Plano de Gestão da Lagoa Pequena.

21 janeiro 2012

As aventuras da Garina do Mar... numa ilha do Atlântico (4)

3º dia - a costa sul
Depois de um looongo intervalo, lembrei-me que não tinha acabado de contar a história da minha viagem a Porto Santo. Sendo uma pena, porque Porto Santo tem umas coisas bonitas para mostrar, aqui ficam mais umas.
E continuando onde tinha parado, depois do mergulho na Baixa das Bicudas (ver aqui e seguintes), fomos dar a volta à ilha de jipe.
Começámos pela ponta sul da ilha, onde se pode admirar o ilhéu da Cal (ou ilhéu de Baixo). Dizem que é bom para mergulho em apneia mas não cheguei a ir lá.
Daí vê-se também a costa sul da ilha, completamente árida, vendo-se ao longe a ponta da Galé e o ilhéu de Cima.
Cá em baixo o restaurante Calheta onde tínhamos jantado na véspera e uma água transparente, com umas cores lindas!
Ao longe a ilha da Madeira.
E por fim, já para Oeste, o ilhéu de Ferro e a ponta da Canaveira, a extremidade poente da ilha.
(continua).

13 janeiro 2012

Pela costa algarvia... (1)

Fotografia gentilmente cedida por JMG

07 janeiro 2012

Pôr do sol em Ofir

O mar estava sossegadinho mas tinha uns efeitos bonitos:
que tal esta escada para o céu?
E será que vamos ter que nos habituar a imagens como a de baixo? É verdade que esta eólica é experimental, a ideia é que fiquem bastante mais ao largo e por isso se calhar só serão vistas por quem andar no mar...
Também andavam por lá uns "passaritos"!
E o espectáculo de luz e cor foi bastante variado.