08 fevereiro 2012

Navio-Escola «Sagres»

Segundo Navio-Escola «Sagres»
50 Anos ao serviço da Nação!
Guaches de Roger Chapelet
in "Sagres - A Escola e os Navios", Edições Culturais da Marinha, 1990

02 fevereiro 2012

Lagoa Pequena

O dia 2 de Fevereiro foi designado Dia Mundial das Zonas Húmidas para comemorar a assinatura da Convenção de Ramsar, sendo o tema, de 2012, "o Turismo em zonas húmidas: uma grande experiência".
Cada vez mais estas zonas são procuradas para fins turísticos, em especial para observação de avifauna e outra fauna aquática, ou como simples local de passeio, contribuindo para beneficiar, tanto as populações locais como a biodiversidade.
Na Lagoa Pequena foi hoje inaugurado um Espaço Interpretativo, que inclui dois percursos, dotados de observatórios e de painéis interpretativos bem feitinhos e que será gerido pela Câmara de Sesimbra, podendo ser visitado às 4ªs, 6ªs e Sábados.
Hoje, dos observatórios e apesar do grande número de visitantes foi possível ver galeirões
e outros patos (em baixo um casal de pato-real). Também se ouvia o canto do rouxinol-pequeno-do-caniço mas não vi nenhum.
A Lagoa Pequena fica imediatamente a montante da Lagoa de Albufeira que, por sua vez, encosta ao mar, apesar de a ligação ao mar estar, como hoje, a maior parte do tempo fechada.
Saiba mais sobre este espaço no Plano de Gestão da Lagoa Pequena.

21 janeiro 2012

As aventuras da Garina do Mar... numa ilha do Atlântico (4)

3º dia - a costa sul
Depois de um looongo intervalo, lembrei-me que não tinha acabado de contar a história da minha viagem a Porto Santo. Sendo uma pena, porque Porto Santo tem umas coisas bonitas para mostrar, aqui ficam mais umas.
E continuando onde tinha parado, depois do mergulho na Baixa das Bicudas (ver aqui e seguintes), fomos dar a volta à ilha de jipe.
Começámos pela ponta sul da ilha, onde se pode admirar o ilhéu da Cal (ou ilhéu de Baixo). Dizem que é bom para mergulho em apneia mas não cheguei a ir lá.
Daí vê-se também a costa sul da ilha, completamente árida, vendo-se ao longe a ponta da Galé e o ilhéu de Cima.
Cá em baixo o restaurante Calheta onde tínhamos jantado na véspera e uma água transparente, com umas cores lindas!
Ao longe a ilha da Madeira.
E por fim, já para Oeste, o ilhéu de Ferro e a ponta da Canaveira, a extremidade poente da ilha.
(continua).

13 janeiro 2012

Pela costa algarvia... (1)

Fotografia gentilmente cedida por JMG

07 janeiro 2012

Pôr do sol em Ofir

O mar estava sossegadinho mas tinha uns efeitos bonitos:
que tal esta escada para o céu?
E será que vamos ter que nos habituar a imagens como a de baixo? É verdade que esta eólica é experimental, a ideia é que fiquem bastante mais ao largo e por isso se calhar só serão vistas por quem andar no mar...
Também andavam por lá uns "passaritos"!
E o espectáculo de luz e cor foi bastante variado.

31 dezembro 2011

Mau tempo na Baleeira

A ideia era ir assistir a uma demonstração de um projecto do Centro de Ciências do Mar (CCMar), da Universidade do Algarve, feita pelos investigadores que estão a estudar a biodiversidade marinha da zona de Sagres. Através de uma sonda de varrimento lateral e do ROV (que é este aparelho que aparece na fotografia acima) instalados na embarcação de investigação PAGRUS, são filmados e mapeados os fundos marinhos e algumas das espécies que se encontram na costa atlântica Sul do país. Mas como se pode ver, pelo estado do mar, não pudemos sair, e tivemos que nos contentar em assistir à demonstração amarrados no porto da Baleeira. Diga-se que mesmo "ao abrigo" a ondulação era tanta que até parecia que estávamos no mar! Mesmo assim ainda conseguimos ver alguns peixinhos atraídos pelo isco que estava junto à câmara

26 dezembro 2011

Galeotas e Bergantins Reais

Galeota Grande
Galeota Pequena
Galeota da Alfândega
Bergantim Real
Saveira Dourada
Galeota de D. Miguel

22 dezembro 2011

19 dezembro 2011

Rio Inhaombe

Finalizando esta leva de fotos sobre Moçambique, fica aqui um dos rios mais bonitos que vi por lá: o rio Inhaombe, um dos afluentes do troço terminal do Zambeze, na zona do Luabo.
Ao nascer do sol...
A meio da tarde...
E ao fim do dia, com os reflexos de uma lua alaranjada, talvez por influência de uma queimada que "andou" por ali a tarde toda.

10 dezembro 2011

Baía de Setúbal

Não é por acaso que a Baía de Setúbal pertence ao Clube das Mais Lindas Baías do Mundo.
Felizmente que de longe não se vêem os prédios de Tróia. E que nalguns dos pontos de vista ficam tapados pelas árvores...
Mas a "jóia da coroa" é mesmo a baía do Portinho da Arrábida enfeitada pela Pedra da Anicha.
Vista de longe, nem parece que está a perder areia, até porque se vê muita nas praias dos Coelhos e de Galapos.
Mas a "praia do sono" (ou "monte branco"), que ficava em frente à Pedra da Anicha, desapareceu completamente nos temporais do Inverno passado e só se vê agora um amontoado de calhaus.