Hoje a importância da biodiversidade é assinalada duplamente: 2010 foi escolhido como o ano internacional da biodiversidade e, todos os anos, a 22 de Maio comemora-se o dia internacional da diversidade biológica. O tema escolhido para 22 de Maio de 2010 é "
biodiversidade, desenvolvimento e redução da pobreza".
A ideia base é "reconhecer a contribuição da biodiversidade para o bem estar da humanidade".
Mas será que é só assim? Se a biodiversidade é importante para o Homem, se tem sido o Homem o grande responsável pela diminuição drástica de biodiversidade, também é verdade que sem a ajuda do Homem seria menor a diversidade biológica. Ou seja, cada vez é mais importante a parceria entre o Homem e a Natureza.
Como exemplo veja-se o caso dos grous, uma espécie vulnerável que vem passar o Inverno nos campos do interior alentejano: os campos que procuram são os campos agrícolas, de montado e de seara.
Se, por um lado, mudar para práticas agrícolas mais intensivas (e mais rentáveis), retira habitat aos grous e põe em risco a espécie, o abandono das terras (por falta de rentabilidade) produz o mesmo efeito. Ou seja, manter a biodiversidade não é sinónimo de acabar com a intervenção do Homem, antes pelo contrário: é preciso saber encontrar o equilíbrio.
Grous de papel num jardim japonês: no Japão os grous são o símbolo da paz, da longevidade e da boa sorte.