19 junho 2010

Um passeio na Bretanha: Pontusval

A "Costa das Lendas", ou "Costa dos Naufragosos", localiza-se no número 14 do mapa, próximo da enseada de areias brancas de Brignogan-plage, o antigo porto de Pontusval.
Os inúmeros calhaus semeados ao longo desta costa e as brumas frequentes levaram à construção do farol que assinalava a entrada do porto.
Ali perto, um outro "guardião" daquela costa é o menir de Men Marz, um dos 4 maiores de França e que, apesar de "cristianizado", se mantém altivo, dominando a envolvente.
E que lindo "cachalote" jaz ao lado do menir

10 junho 2010

"Alargar Portugal"

No tempo dos Descobrimentos, Portugal deu "novos mundos ao Mundo". Agora, as descobertas são outras e destinam-se a
"alargar Portugal".
Este é o "lema" da Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC) Portuguesa que, em 2009, entregou às Nações Unidas uma "proposta de extensão da plataforma continental de Portugal para além das 200 milhas náuticas".
(imagem retirada do relatório da EMEPC)
No dia de Portugal, vale a pena referir a Campanha EMEPC/M@rbis/Selvagens 2010 que irá fazer um levantamento tão exaustivo quanto possível da fauna e flora das ilhas Selvagens, contribuindo, entre outros, para aumentar o conhecimento e consolidar a soberania nacional sobre estas ilhas portuguesas e para sustentar a sua candidatura a Património Natural da Humanidade.
A Campanha, que reúne cerca de 70 cientistas, tem como navios de apoio o NRP Almirante Gago Coutinho, a caravela Vera Cruz e o NRP/NTM Creoula que partiram do Funchal no dia 8 de Junho em direcção às Selvagens. Pode acompanhar a campanha em http://www.marbisselvagens2010.org/
Nota: as fotografias são da Garina do Mar que foi lá bater à porta para ver se a deixavam embarcar...

08 junho 2010

No Dia Mundial dos Oceanos

Relembro um Oceano mais longínquo, o Índico, que importa preservar, bem como as espécies que nele habitam, como esta linda manta que acompanhei em apneia, durante quase 10 minutos,
e que só larguei porque o objectivo era ver tubarões baleia! Este foi o primeiro:
E este o 4º:
Estava lindo, acompanhado por um cardume de peixes azuis.
Desta vez só vi 5...

03 junho 2010

João Aguiar

"A água estava morna. Sentiu-a no corpo, era como se estivesse nu. Um longo, delicioso abraço, à medida que avançava para o meio do rio. Onde te escondes, deusa, onde é o trono em que te sentas?"
"Em frente. Sempre em frente. Não tenhas medo."
in "Uma Deusa na Bruma" de João Aguiar

28 maio 2010

Mais uma vez no "Manta Reef"

Foi a 4ª vez que mergulhei aqui, mas espero bem voltar cá muito mais vezes! É sem dúvida um dos meus lugares de mergulho preferidos, tanto que uma das vezes fui ao Tofo, só por um dia, de propósito para ir lá.
Mesmo sem mantas é um sítio lindo, mas desta vez foi ainda na descida que ela apareceu!
E depois a paisagem deslumbrante e as centenas de peixes coloridos, à espera delas nas "estações de limpeza".
Vimos mais duas ao longe, mas havia muitos mergulhadores (o mau tempo dos dias anteriores, concentrou a procura deste local) e quando uma se chegou ao pé de nós, um imbecil saiu da "sombra" dos recifes e ela foi-se embora rapidamente. Grrrr!
Fomos procurá-las para o outro lado do recife mas não vimos mais nenhumas. Só este enorme cardume de jackfish que nos fez companhia na subida.
22,9 metros, 45 minutos, até ao próximo!

22 maio 2010

Os grous do Alentejo interior

Hoje a importância da biodiversidade é assinalada duplamente: 2010 foi escolhido como o ano internacional da biodiversidade e, todos os anos, a 22 de Maio comemora-se o dia internacional da diversidade biológica. O tema escolhido para 22 de Maio de 2010 é "biodiversidade, desenvolvimento e redução da pobreza".
A ideia base é "reconhecer a contribuição da biodiversidade para o bem estar da humanidade".
Mas será que é só assim? Se a biodiversidade é importante para o Homem, se tem sido o Homem o grande responsável pela diminuição drástica de biodiversidade, também é verdade que sem a ajuda do Homem seria menor a diversidade biológica. Ou seja, cada vez é mais importante a parceria entre o Homem e a Natureza.
Como exemplo veja-se o caso dos grous, uma espécie vulnerável que vem passar o Inverno nos campos do interior alentejano: os campos que procuram são os campos agrícolas, de montado e de seara.
Se, por um lado, mudar para práticas agrícolas mais intensivas (e mais rentáveis), retira habitat aos grous e põe em risco a espécie, o abandono das terras (por falta de rentabilidade) produz o mesmo efeito. Ou seja, manter a biodiversidade não é sinónimo de acabar com a intervenção do Homem, antes pelo contrário: é preciso saber encontrar o equilíbrio.

Grous de papel num jardim japonês: no Japão os grous são o símbolo da paz, da longevidade e da boa sorte.

14 maio 2010

Os nudibrânquios do Tofo

Já devo ter "dito" isto várias vezes, mas é mesmo espantoso como é que bichinhos tão pequeninos conseguem ser tão coloridos e/ou tão cheios de detalhes!
Este então é uma obra de arte!
E este tão pequenino que não deve ter mais do que um centímetro?
Mas piada mesmo tinha este:
"clicando" na foto pode-se ver onde é que ele se foi instalar!

09 maio 2010

Mais um regresso ao Tofo

Também no Tofo foram só repetições:
O primeiro mergulho foi no "Table Top", com as suas estranhas "árvores" de coral verde, rodeadas de peixinhos coloridos!!
e guardadas por uma magnífica moreia.
31,2 metros, 34 minutos. Finalmente um mergulho em água quentinha e "colorida"!
O segundo foi no "Salon", com os seus habituais cardumes enormes.
Desta vez não consegui ver a tartaruga que por ali mora, mas abundavam espécies de formas estranhas como o sempre bonito (e perigoso) peixe pedra,


os camarões arlequim






e os nudi-brânquios que eram tantos e tão variados que vão ficar para um artigo específico.


15 metros, 59 minutos. Estes "aquários" são fantásticos!!

30 abril 2010

Beltane

Invoquemos a fertilidade e a regeneração…
Excelente Beltane para todos!

23 abril 2010

Serra da Estrela

Quase Abril e neve, muita neve...

17 abril 2010

Programa das "festas"

Desta vez são só "repetições". Mas todas elas com "garantia de qualidade"!!!
Primeiro vou visitar uns aquários! E já agora, com uma praia tão boa, tomar uns banhinhos e apanhar sol...
Depois uma visita à "terrinha" e à minha praia preferida! Lá terá que ser: tomar uns banhinhos e apanhar sol...
E a seguir uns dias na selva, no Parque Nacional!! Desta vez com uma ida às cascatas! E para as horas mais quentes do dia há uma bela piscina...
De regresso à costa, uma visita à ilha do Paraíso!!
E, por fim, uma breve passagem pela capital. Com uma nota menos boa: o meu hotel preferido está em obras...

09 abril 2010

Mares do Alentejo interior

Com a albufeira de Alqueva no seu nível máximo,
o "grande lago" quase que parece um mar...
Mas bem mais insólito, é este "mar":
um mar de painéis solares!

02 abril 2010

Hipopótamos na Gorongosa


Um grupo a montante
e outro a jusante,
num dos afluentes do rio Urema.
Quando nos viram resolveram juntar-se!
O hipopótamo é uma das espécies que foi reforçada no projecto de restauração da Gorongosa.