28 julho 2009

Serra da Arrábida

Vista do mar
As suas falésias abruptas sobre o mar, incluem a mais alta da costa continental europeia: a da serra do Risco.
E abrigam "jóias" como o convento velho e o convento novo da Arrábida e a "Mata Coberta" que os envolve,
ou como a pequena praia de Alportuche, de águas transparentes!
O Parque Natural da Arrábida foi classificado a 28 de Julho de 1976, faz hoje 33 anos

24 julho 2009

Praia Fluvial e Moinho de Fresulfe

Em pleno Parque Natural de Montesinho, no rio Tuela…

16 julho 2009

Parque Natural da Serra da Estrela

No dia dos 33 anos do Parque Natural da Serra da Estrela (criado pelo Decreto-Lei n.º 557/76 de 16 de Julho), aqui ficam uns apontamentos de uma viagem que fiz, há uns Verões atrás, a este Parque. Mesmo (ou sobretudo?) no Verão merece uma visita.
O castelo de Linhares nas faldas a Norte
A lagoa Comprida no topo da serra
O vale glaciar do Zêzere
E os socalcos de Alvôco da Serra, nas faldas a Sul
"Belo monstro de xisto e de granito, com terra a encher-lhe os ocos do esqueleto, ondula sempre. Contorce-se aqui, alteia-se acolá, abaixa-se mais adiante, para se altear de novo..."
in "A lã e a neve" de Ferreira de Castro
Saiba mais sobre a visita ao Parque Natural no Portal do ICNB e na página da Região de Turismo

11 julho 2009

De regresso ao "Dori" em Ponta Delgada

Com os habituais cardumes variados: castanhetas aos molhos, sargos, talassomas, enxaréus, salmonetes, sardinhas, anchovas, besugos, etc....
As bicudas, claro, que vão semeando o pânico!
E um curioso cardume de salemas que andava por ali perto
19,9 metros! 59 minutos!
e a companhia do Ricardo que foi apanhado a "roubar" o ferro ;)

06 julho 2009

Perto de Ermida...

Existe uma cascata, situada no rio do Arado, a que chamam Tahiti. Parece, que só mesmo nessas longínquas paragens, existem quedas de água com tamanha beleza!

01 julho 2009

Um "escritório" fabuloso

À beira da piscina, temperatura amena, aí uns 27º. E sem faltar nada do essencial num escritório: computador com rede wi-fi, telecomunicações, o protector solar para o nariz e o bronzeador para o resto (não sei se repararam no pormenor em que a cara e o computador ficam à sombra mas tudo o resto banhado pelo sol) e o gin-tonic (simples claro, convém não abusar) para ajudar à inspiração!
Um almoço levezinho: a mundialmente conhecida "Lilly do Polana" (as batatas fritas não estavam grande coisa mas a carne derretia-se na boca) e outro gin tonic, desta vez duplo para acompanhar a refeição!
Quem não gostar de carne pode sempre optar por uma sanduíche-zinha de salmão...
mas claro, tem sempre que ser uma refeição levezinha para poder dar uns mergulhos na piscina, de vez em quando...
!esqueci-me de fotografar o ice-cream!!

Ah! e esta era a vista do meu quarto...

Mas isto já foi há muito tempo...AI!!! Que saudades!!!!

28 junho 2009

100 000

O Milhas Náuticas agradece aos seus visitantes que, em menos de 3 anos, nos fizeram alcançar este número.

25 junho 2009

Golfinhos do Sado

São um símbolo do estuário do rio Sado e é habitual vê-los nas suas brincadeiras em volta da Península de Tróia!
O ano passado, no início de Setembro, fui procurá-los, no catamarã da Vertigem Azul e pude assistir a alguns rituais de acasalamento.
Mas a população tem estado a diminuir! De cerca de 40 que existiam nos anos 80, estão agora a reduzidos a 25, com o risco de ainda poderem vir a diminuir devido às inúmeras pressões a que estão sujeitos, nomeadamente de observadores pouco cuidadosos.
Por causa disso foi agora aprovado e publicado o Plano de Acção para os Golfinhos do Sado e existe uma página da internet destinada a aumentar o conhecimento e a possibilidade de protecção destes simpáticos mamíferos.

19 junho 2009

Cascata de Cela Cavalos

Relativamente perto de Sirvozelo, encontramos a placa com a indicação. Depois de uns três quilómetros a pé, chegamos lá!
A primeira fotografia foi gentilmente cedida por ICSA

14 junho 2009

As cegonhas pretas das Portas de Ródão


Nas Portas de Ródão existem pelo menos 6 cegonhas pretas: um casal e as suas 2 crias e mais 2 que andam por lá mas que se desconhece se terão nidificado ou mesmo se são um casal.
As 2 crias, nascidas a 29 e 30 de Abril, foram anilhadas ontem e deverão começar a voar no final deste mês (ver foto de baixo).
O ninho de cegonhas pretas pode ser observado em directo.
Nota: as Portas de Ródão foram classificadas como Monumento Natural no passado dia 20 de Maio (Decreto Regulamentar n.º 7/2009).

08 junho 2009

Mar português (6)

No Dia Mundial dos Oceanos, já oficialmente declarado como tal pelas Nações Unidas!

28 maio 2009

De volta ao ilhéu de Vila Franca do Campo


Desta vez de Poente para Norte, a caminho da "entrada"!
e com a particularidade de levar 2 computadores que assinalavam a profundidade com quase 1 m de diferença!!
Os jardins estavam bonitos, cheios de "flores" e bem arranjados




A dona moreia passeava-se cá por fora






e a menina medusa deliciava-se com a força da corrente...
16,2 m! 58 minutos! dos quais pelo menos metade a dar à barbatana com toda a força para vencer a corrente, ir fotografando pelo caminho e conseguir acompanhar o Ricardo que "voava" baixinho!

20 maio 2009

Mosteiro de Santa Maria de Pitões das Júnias

A magnífica envolvente existente, dá ao local uma aura verdadeiramente mágica a que não podemos ficar indiferentes.
A sua origem, perde-se na história do tempo... Pertencente à Ordem de Cister, aponta-se o ano de 1147 como sendo o da sua fundação.
As ruínas dos claustros e a igreja, ainda em bom estado de conservação, transportam-nos para outras eras...
Embora com poucos monges, estes permaneceram no local até à publicação do tristemente célebre Decreto de Extinção das Ordens Religiosas, em 1834, após a revolução liberal.
Mais à frente, a cerca de um quilómetro, defrontamo-nos com esta magnífica cascata!