16 janeiro 2018

Um safari no Botswana - 6º dia (de manhã): as leoas do rio Mbudi


Tomámos o pequeno almoço antes do nascer do sol. Aliás nasceu quando estávamos a comer à volta da fogueira.

Estava mesmo frio, penso que menos de 10 graus. O que vale é que no carro de safari estavam uns cobertores à nossa espera: com o frio que estava e num carro aberto tínhamos mesmo que ter a ajuda dos cobertores.
A primeira paragem foi junto a um "ninho" de mabecos, os cães selvagens de África. Que continuaram a dormir bem enroscadinhos. É interessante como a generalidade dos animais pequenos são engraçadinhos: estes pareciam uns cachorrinhos mas em adultos ficam mesmo muito feios.


Depois seguimos em direcção ao rio Mbudi. O guia entretanto pára para nos mostrar uma pegada de leão. Há uns guias muito bons: este mesmo a guiar num intricado de picadas ia descobrindo coisas interessantes.

E, pouco depois, quando atravessámos, a vau, o rio Mbudi (ou um dos seus afluentes), demos com 3 leoas.

Que iam olhando para nós mas seguindo o seu caminho.

A da foto de cima, que parecia mais velha do que as outras (não é que eu perceba alguma coisa de leões) resolveu atravessar o vau que tínhamos utilizado. Mas sabendo muito bem onde punha as patas para se molhar o mínimo possível.

Esta gostou de ter assistência, afinal estavam ali uma meia dúzia de carros e, por conseguinte, uma meia centena de pessoas a olhar para ela, e deitou-se no meio da estrada.

Nós seguimos para outras paragens (continua...)

2 comentários:

Laurus nobilis disse...

São imponentes! Gosto sobretudo da penúltima fotografia: vai andando, mas sempre a controlar as costas... De mabecos, não gosto!

Nautilus disse...

As leoas são bem bonitas! E descontraídas: vão olhando para os espectadores mas aparentemente sem medo.
Os mabecos em pequenos têm de facto ar de cachorrinhos, mas depois tornam-se nuns bichos mesmo feios. Como serão as hienas em pequenas?

E o sítio onde estavas também é bem bonito.