13 setembro 2017

À descoberta das Terras do Risco


A serra do Risco, que culmina na "onda" descrita por Sebastião da Gama, e as férteis terras adjacentes, são uma das paisagens que caracterizam a serra da Arrábida.
Desta vez resolvi visitá-las e ver o que escondem.

Não consegui descobrir os inúmeros vestígios dos povoados antigos que existiram nesta zona, mas fiquei a saber que as chamadas "terras do Risco" têm características de polje: uma formação cársica que pode ficar temporariamente alagada e de onde a água se escoa através de algares como os das fotografias abaixo.



Nestas terras são também visíveis inúmeros afloramentos de brecha da Arrábida e algumas antigas zonas de extracção desta rocha ornamental.

No monte que se avista ao fundo localizava-se a antiga pedreira agora desactivada.

O caminho do lado direito permite chegar (quase) ao mar, próximo de um dos locais onde desaguam as águas subterrâneas provenientes dos vários sumidouros: a gruta dos Morcegos (só acessível pelo mar ou através de métodos de escalada).

2 comentários:

garina do mar disse...

ooh... não estão verdinhas, as terras do Risco!!! lembro-me de quando era pequena dizer que ia ter uma casa no meio daqueles prados verdes!! estou a ver que tinha que ser uma casa sobre estacas ;)

não fazia ideia de que fosse uma zona cársica... é pena não teres encontrado os povoados mas às tantas não há mesmo vestígios no terreno...

Laurus nobilis disse...

Também não sabia; é fascinante como estes sistemas se desenvolvem, mesmo quando nada o faria prever; gostava de ver o escoamento das águas após uma grande chuvada.