27 junho 2017

Reserva Dark Sky Alqueva


A Reserva Dark Sky® Alqueva foi reconhecida, em Dezembro de 2011, como a primeira Reserva do Mundo a obter a Certificação Starlight Tourism Destination atribuída pela Unesco e pela Organização Mundial do Turismo. Esta certificação abrange parte dos concelhos de Portel, Reguengos de Monsaraz, Alandroal, Mourão, Moura e Barrancos e vem atestar as características únicas do céu nocturno desta zona do Alentejo.

Já tinha feito algumas experiências mas que resultaram sem grande qualidade. Desta vez, com o céu limpo, em noite de lua nova e um zoom razoável já me consegui aproximar mais do que queria.

Claro que para ser a sério precisaria de uma máquina e objectivas melhores, um tripé com uma cabeça móvel que seguisse o movimento das estrelas, de um photoshop que tratasse fotografias em formato "RAW", etc...

Mas vou continuar a tentar melhorar...

Mais aqui sobre a Reserva Dark Sky Alqueva.

2 comentários:

Laurus nobilis disse...

Ena! Que belo céu estrelado!!! E logo na primeira, com a Ursa Maior. Bom equipamento. É um passatempo giro; andamos atrás das constelações e tiramos fotografias. Quando mais novo, com o meu pai, este era um dos nossos passatempos favoritos, embora não tirássemos fotos.

Nautilus disse...

A Ursa Maior e a Menor: vê-se bastante bem a Estrela Polar. E na de baixo parece estar o Escorpião.
Mas do que gosto mesmo é da Via Láctea (lembro-me de uma vez em que estava a ver um céu estrelado deste género e de alguém comentar "é pena haver nuvens" :) Enfim... )
Podes continuar a fazer experiências destas!