29 maio 2017

Praia das Tartarugas

A cavalaria moura tinha, incluído no equipamento de combate, um escudo de couro, com uma forma ovalada, que se chamava Ad dàrga. Com o decorrer do tempo e com a cristianização da Península Ibérica, a palavra evoluiu para adarga, sendo uma protecção muito usada pela infantaria cristã.
As carapaças das tartarugas são, não só rígidas, como têm um formato muito parecido com os escudos de couro usados nos primeiros tempos. Por outro lado, a carne de tartaruga era uma das carnes que podia ser ingerida sem problemas, devido a motivos religiosos, aquando do domínio muçulmano. 
Assim, a captura para obtenção de carne e das carapaças ocorria nos locais onde as tartarugas vinham a terra e, pelos vistos, as pequenas baías e reentrâncias junto ao Cabo da Roca prestavam-se a isso. 
Ou seja, reza a lenda que Praia da Adraga ou Praia das Tartarugas, indica que estamos num dos locais onde se podia obter o material para se fazerem adargas.

2 comentários:

Nautilus disse...

Uma boa história! E umas bonitas fotografias. Gosto da do arco com o mar ao fundo. Havia um bom restaurante na praia da Adraga, foste lá?

garina do mar disse...

que giro!!! não fazia ideia que significava praia das Tartarugas...
estava um mar bonito!! também gosto da foto do arco... acho que há uma aguarela do Roque Gameiro com esse arco...