26 março 2017

Monte da Abegoaria


Quem passa na estrada de Mourão para a Amareleja decerto já viu do lado esquerdo uma placa que indica "Monte da Abegoaria" e, ao longe, este lindíssimo conjunto edificado. Já várias vezes tinha ido ao "google" tentar perceber o que seria este monte mas sem sucesso, nem sequer é património classificado municipal.

Há uns anos tentei seguir a estrada indicada pela placa mas o caminho estava tão mau que acabei por desistir. Desta vez pareceu-me que a estrada tinha sido arranjada e entrei mesmo.

Junto aos portões deu para perceber que o monte estava em obras. Uma pessoa que veio até ao portão disse-me que o monte tinha sido comprado há pouco tempo e que estava a ser arranjado. E confirmou que a estrada era nova. Comentei que dava para um bom hotel ou pousada e o senhor respondeu que seria uma possibilidade dado que os donos eram amigos dos "senhores do Pestana".

Não pedi para entrar. Talvez numa próxima...

Na área envolvente deu gosto ver a cor da terra e que os campos estavam a ser trabalhados.

2 comentários:

Laurus nobilis disse...

Independentemente de ser amigo do Pestana, ou não, o monte parece ser fabuloso. Pelo menos, imponência, tem! Há sempre um Alentejo desconhecido...

garina do mar disse...

este monte é lindíssimo!! quando passo aqui (na estrada...) penso sempre o que será? ainda bem que foste espreitar...
há uns tempos disseram-me quem eram os donos e até havia a hipótese de entrarem num projecto para esta zona mas como dizes que mudaram já não sei se serão os mesmos...