27 janeiro 2017

Records na vela à volta do Mundo


Entre 25 de Dezembro e 26 de Janeiro foram estabelecidos três novos records na volta do mundo à vela em três situações diferentes.

Thomas Coville, apenas porque havia um record a bater, chegou a 25 de Dezembro a Ouessant, depois de uma volta ao mundo em solitário, num trimaran, ao fim de 49 dias e 3 horas. Bateu em 8 dias e 10 horas o record anterior que era de Francis Joyon, em 2008.
Mais aqui


A 19 de Janeiro, Armel le Cléac'h ganha a famosa regata "Vendée Globe Challenge, que já vai na sua 8ª edição (a 1ª foi em 1980): a volta ao mundo à vela (em veleiros monocasco) em solitário e sem escala, com largada e chegada em Sables d'Olonne, na Vendée. Com 74 dias e 3 horas de regata bateu, em 4 dias, o anterior record que era de François Gabart.
Mais aqui e aqui


Finalmente, a 26 de Janeiro, Francis Joyon, sim, o que tinha o anterior record em trimaran em solitário, bateu o anterior record do Troféu Jules Verne, realizando o périplo num trimaran com mais 5 tripulantes, em 40 dias e 23 horas. Este troféu é um desafio aberto - pode concorrer qualquer tipo de veleiro, com qualquer dimensão de tripulação e o dia de largada, em Brest, é definido pelo próprio com pré-aviso - e visava fazer a volta ao mundo à vela em 80 dias. Com 27 tentativas, apenas 10 conseguiram fazer a volta em menos de 80 dias, sendo Bruno Peyron o primeiro, em 1993, com 79 dias e o último, até ontem, Loick Peyron com 45 dias e 13 horas, em 2012. Neste momento o tempo vai quase em metade do objectivo inicial!!
Mais aqui


Será muito difícil bater qualquer destes três records mas com a evolução da tecnologia na construção destes veleiros e, sobretudo, com os cada vez melhores conhecimentos meteorológicos, um destes dias acontecerá de novo. E, como diz Loick Peyron:

5 comentários:

Nautilus disse...

Um bom fim/início de ano para a vela! Mas estes valores são impressionantes, quem diria que se conseguiria dar a volta ao mundo à vela em 40 dias? E pelos vistos nem todos conseguiram os 80. Será só evolução tecnológica?

JM disse...

Acompanhei! Tecnologia, muito querer e sabedoria a velejar. Fantástico record!

Laurus nobilis disse...

Também acompanhei a partir de certa altura. Andar num "brinquedo" destes deve dar uma adrenalina e um gozo incrível. Gosto da "conclusão" final! Espero que brevemente o venham a conseguir!

Navegante disse...

Ter a oportunidade de navegar num barco destes, deve ser qualquer coisa que marca para o resto da vida...

garina do mar disse...

encontrei este artigo que discute precisamente a questão tecnologia vs meteo vs capacidade dos timoneiros/tripulação:
http://www.voilesetvoiliers.com/course-regate/une-avalanche-de-record-inedite/
vale a pena ler!!