22 setembro 2016

Cabo Mondego


Há uns dias, numa ida para Norte, resolvi ir visitar um local que praticamente só conhecia de ouvir falar nas previsões meteorológicas: "nevoeiro a Norte do cabo Mondego", "nortada a Sul do cabo Mondego", etc..

O farol está bem instalado apesar de o mar na zona em frente ao cabo estar bastante amarelo, provavelmente em resultado de escorrências das extracções de pedra.

A estreita estrada junto ao mar está cheia de avisos de explosão mas como era sábado e não se via ninguém por ali resolvi arriscar.
E bem fiz porque, depois da desolação que é aquele cabo todo esventrado pelas pedreiras, a vista para Norte é magnífica.

O encontro entre o mar e o cordão dunar dá umas imagens muito bonitas e só não se via "até Aveiro" por causa dos tais nevoeiros a Norte do cabo Mondego...

Na face norte do cabo alguns afloramentos rochosos mostram que antes das cimenteiras o cabo Mondego devia ser bem bonito.

3 comentários:

Laurus nobilis disse...

Conheço bem! Embora as pedreiras tenham descaracterizado o Cabo, já lá encontrei imensos fósseis, trilobites incluídas. Devido às explosões que ocorreram até ao final dos anos 50 na Serra da Boa Viagem, com paciência, podem encontrar-se exemplares bastante bonitos. Penso que há um plano qualquer de recuperação da envolvente do Cabo que, realmente, é fantástico.

garina do mar disse...

tchiiii!!! já não passo por aqui há tantos anos... nem me lembro de que existe e de facto, quando se passa na A8 e "derivadas" nem fica muito longe!!
lembro-me de passar pelas pedreiras, se calhar por isso é que não voltei... mas a vista das praias é bem bonita!!!

Voz do Vento disse...

Também tenho fósseis apanhados nesta zona.