01 junho 2015

Vitória de Samotrácia: a Vitória alada


Uma estátua linda. Infelizmente incompleta, ou talvez não seja infelizmente: não precisa de mais peças para mostrar o impulso e o movimento de vitória.

Colocada na proa de um navio, no "santuário dos Grandes Deuses" de Samotrácea, no início do séc. II aC, dizem que comemora uma vitória naval.
Como conta a exposição sobre o restauro da estátua, e está retratado em fotografias antigas do museu do Louvre e no modelo em gesso da fotografia abaixo, quando foi encontrada não tinha asas.
Mais tarde foram descobertos fragmentos que permitiram reconstruir a asa esquerda e outros que deram uma ideia sobre a asa direita que foi reconstituída em gesso (a cabeça e os braços nunca foram encontrados).
Dizem também que no santuário a estátua estava em posição oblíqua, o que explica o facto de o lado esquerdo ser bastante mais trabalhado do que o lado direito

Vale a pena ver/ler aqui mais informação sobre a estátua e a história da sua descoberta e do seu restauro.

2 comentários:

Laurus nobilis disse...

Uma das minhas estátuas preferidas! O restauro parece ter resultado em pleno. Mesmo sem estar completa, tem uma "força", que só pode representar a/uma "Vitória"!

Nautilus disse...

É muito bonita! Gostava de um dia a ver ao vivo! E não fazia ideia que quando foi encontrada não tivesse asas mas as asas são importantes para lhe dar impulso.
Gostei muito de ler a página que indicaste. Ainda bem que não fizeram o restauro que os austríacos propuseram! Quanto a repôr a côr não sei, se realmente era a côr original...