20 setembro 2014

Barragem de Picote


Uma das três barragens portuguesas localizadas no Douro Internacional e a primeira a ser construída no rio Douro, a barragem de Picote começou a ser construída em 1954, pela Hidro-Eléctrica do Douro, e entrou em funcionamento em 1958.

Aproveitando uma garganta do rio Douro, é um aproveitamento a fio de água que tira partido de um desnível de cerca de 70 metros.
O paredão da barragem, uma abóbada de dupla curvatura com 100 m de altura e 139 m de coroamento, aproveitou a pedra retirada para a construção da central: a pedra retirada era transportada encosta acima e depois britada para ser incorporada no betão.
Na fotografia um dos túneis cavados na rocha para a construção da central:
A central inicial incluía três grupos geradores com potências unitárias de 65 MW e 72 MVA. Aproveitando as infraestruturas hidráulicas existentes.
Em baixo a sala de máquinas da primeira central:

No início de 2012 entrou em funcionamento o reforço de potência (Picote II), com um grupo gerador com potências de 248 MW e 273 MVA que veio mais do que duplicar a potência instalada inicial.
Na fotografia uma das duas portas estanques que separam as duas centrais (as portas, além da sua sólida estrutura são côncavas para que a força da água reforce o isolamento):
A nova central é "decorada" por 4 conjuntos de interessantes painéis, num total de 71 painéis, de Pedro Calapez, feitos em vidro temperado com o título "71 VOLT (magia eléctrica)".
Na fotografia a sala das máquinas de Picote II e um dos painéis.

O Milhas Náuticas visitou a barragem e as centrais Picote I e II ao abrigo da iniciativa Ciência Viva no Verão, numa visita proporcionada pela EDP.

06 setembro 2014

Tejo...






in "O Tejo em Lisboa - breve antologia poética"
CML, 1981