25 agosto 2014

Praia fluvial da Congida


É neste lindíssimo recanto do Douro Internacional, em Freixo-de-Espada-à-Cinta, que se localiza o conjunto das 10 Moradias do Douro Internacional (ver fotos abaixo e aqui).
Muito bem equipadas, incluindo ar-condicionado, com uma mini-cozinha bem organizada, bastante espaço para arrumações e, para além da praia fluvial com água de qualidade "excelente" ainda têm uma boa piscina que durante a manhã apenas serve os hóspedes e durante a tarde é aberta aos munícipes.
Mas é um desperdício: num fim de semana de Agosto, estavam ocupadas menos de metade das casas!!


Na praia fluvial também existe um bar bastante agradável, mas a "ementa" é demasiado focada nos espanhóis.

E um passeio de barco que sobe o rio até à zona de Lagoaça (ver aqui e aqui).

16 agosto 2014

Aqueduto das Águas Livres



Desde a barragem de Olisipo

e a nascente da Mãe de Água Velha junto à Quinta das Águas Livres, em Belas,



passando pelo vale de Alcântara



e até ao Reservatório da Mãe d'Água das Amoreiras
que já mostrámos aqui, são 14 km de aqueduto. A estes somam-se mais 44 km de ramais de abastecimento e distribuição.

Vale a pena fazer a visita guiada e conhecer as peripécias associadas à construção desta obra.

07 agosto 2014

Tartarugas marinhas. A Viagem


A exposição, do Oceanário de Lisboa, sobre tartarugas marinhas
foca-se na sua capacidade para percorrer grandes distâncias e, no caso das fêmeas, de regressar às suas zonas de nidificação para continuarem o ciclo de reprodução.




O espaço da exposição inclui um circuito em “loop” que permite às tartarugas nadarem sem interrupção e que é cruzado pelos visitantes incluindo ainda um compartimento sob o tanque que permite observar de perto a evolução destes lindos animais.

Mas esta exposição é mais do que informativa. O tanque das tartarugas permite que animais que estiveram em cativeiro ou necessitam de recuperação se exercitem antes de serem de novo devolvidos ao oceano. Que será o destino das tartarugas-comuns "Aurélia", "Crioula", "Quico" e "Lolita", após o fecho da exposição, a 28 de setembro (ver aqui), para continuarem a sua viagem.

Ainda vou voltar para lhes desejar Boa Viagem! e aproveitar para conhecer o novo aquário de “peixes-palhaços” (ver aqui) que ainda não vi.