24 junho 2014

Looduskalender


Ou Calendário da Natureza. É uma página, criada em 2006, para divulgar a Natureza da Estónia, mas com seguidores de todo o mundo, tendo, inclusivamente subpáginas em inglês, alemão, espanhol e russo.

Nesta página, além da "fotografia diária" e das histórias que acompanham cada uma essas fotografias, encontram-se ligações para diversas câmaras que mostram, em ligação directa, a vida de alguns animais. Algumas das câmaras funcionam o ano inteiro mas outras são relocalizadas e mostram animais diferentes no Verão e no Inverno.

Assim, agora estão on-line
as focas cinzentas do Vilsandi National Park que normalmente se vêem melhor no Inverno e Primavera mas nesta altura aparecem por lá de vez em quando,

(esta câmara é alimentada por painéis solares)

os ursos da floresta de Alutaguse,


a câmara da ilha de Saaremaa que neste momento está virada para uma toca de texugos mas no Inverno mostra uma floresta onde se passeiam veados e texugos


e ainda ninhos de várias espécies de aves, normalmente aves que estão a ser estudadas (e algumas seguidas através de emissores) pela Sociedade Ornitológica da Estónia.


No Inverno uma das câmaras mais interessantes está virada para um alimentador em Ilmatsalu onde aparecem sobretudo javalis mas também corços, raposas e cães mapaches, às vezes alces, e onde já se têm ouvido lobos a uivar.


Note-se que sendo "Natureza", os animais aparecem quando querem e as aves por vezes não chegam a pôr ovos ou as posturas não correm bem.

E ainda uma outra câmara, a do Käsmu Maritime Museum, ligada todo o ano e onde se pode ver, nesta altura, o sol da meia-noite e, no Inverno, o mar gelado e, muito de vez em quando, auroras boreais.


Saiba mais em http://www.looduskalender.ee/en/

15 junho 2014

Ribeira de São Lourenço

Na Praia de São Lourenço existe uma ribeira
com o mesmo nome,
onde se passam
fins de tarde fantásticos,
antes de se ir até lá cima, ao Golfinho Azul, comer uma ameijoas enquanto escurece.

08 junho 2014

No Índico


Para assinalar o Dia Mundial dos Oceanos, aqui ficam mais umas imagens do meu "spot" de mergulho preferido: o "Manta Reef", no Tofo.
Onde há peixes lindos!

E peixes muito feios!!!

Peixes grandes como esta garoupa: vi por lá umas 3 ou 4.

Peixes pequeninos aos milhares!

E mesmo sem mantas, que desta vez não vimos, vale pela paisagem deslumbrante.