16 novembro 2014

São Bartolomeu do Mar renovado


Hoje é dia nacional do Mar. Como em meu entender o Mar é global e não nacional, fica aqui um outro "Mar", bem nacional: São Bartolomeu do Mar.
Já tínhamos falado de São Bartolomeu do Mar (ver aqui).
Em 2007 ainda estava assim:

Mas agora, finalmente! 15 anos depois de o POOC Caminha-Espinho recomendar a retirada das construções, estas vieram abaixo.

Há dias fui a Esposende a um Seminário sobre Gestão da Orla Costeira onde fomos excelentemente recebidos por dois simpáticos anfitriões: a Câmara e a Esposende Ambiente. E depois fomos visitar a obra onde estão agora a reconstruir o terreiro de apoio ao "banho santo".

Em meu entender parece-me uma solução demasiado reflectora mas se puserem uma boa praia de seixo em baixo é capaz de se aguentar.

Gostava bem de saber quanto foram custando as várias intervenções "de emergência" que foram feitas de 1999 e que área de território se perdeu entretanto... E quanto custaria a obra se tivesse sido feita há uns anos atrás...

3 comentários:

Nautilus disse...

É caso para dizer que mais vale tarde que nunca... Esperemos que os próximos casos sejam mais expeditos agora que já sabem como é.
O anfiteatro pode resultar muito bem: um sítio magnífico para se ver o pôr do sol e este mar daqui que é muito bonito. E a tal praia de seixos à frente é capaz de ficar bem. E de resultar.

Laurus nobilis disse...

Pois... Em vez de obras de fundo quando é suposto, vai-se esbanjando erário público ao longo dos anos. Mas, convém não esquecer que é preciso manutenção já que, normalmente, o mar ganha quase sempre.

Navegante disse...

Tudo bem. O mar é global, mas nunca te esqueças do início do poema...

" Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!..."