07 agosto 2014

Tartarugas marinhas. A Viagem


A exposição, do Oceanário de Lisboa, sobre tartarugas marinhas
foca-se na sua capacidade para percorrer grandes distâncias e, no caso das fêmeas, de regressar às suas zonas de nidificação para continuarem o ciclo de reprodução.




O espaço da exposição inclui um circuito em “loop” que permite às tartarugas nadarem sem interrupção e que é cruzado pelos visitantes incluindo ainda um compartimento sob o tanque que permite observar de perto a evolução destes lindos animais.

Mas esta exposição é mais do que informativa. O tanque das tartarugas permite que animais que estiveram em cativeiro ou necessitam de recuperação se exercitem antes de serem de novo devolvidos ao oceano. Que será o destino das tartarugas-comuns "Aurélia", "Crioula", "Quico" e "Lolita", após o fecho da exposição, a 28 de setembro (ver aqui), para continuarem a sua viagem.

Ainda vou voltar para lhes desejar Boa Viagem! e aproveitar para conhecer o novo aquário de “peixes-palhaços” (ver aqui) que ainda não vi.

3 comentários:

Laurus nobilis disse...

Sim, a não perder. Bela manhã que lá passei. Se calhar, também ainda vou passar por lá. Agora, em Setembro, vão à vida delas. Ainda não sei qual é o animal que irá estar na próxima exposição temporária que começa no ano que vem...

Nautilus disse...

Vou ter que lá voltar. Gosto muito do aquário das tartarugas e de as ver ali às voltas numa constante viagem.

Espero que a libertação corra bem. Tem havido notícias das que foram libertadas há uns meses na Madeira?

Navegante disse...

Já me fui despedir delas. Pelo menos, um vez por ano tenho de ir até ao Oceanário. Qual será a próxima exposição temporária?