01 dezembro 2013

Restaurar, a Restauração!

Hoje é Primeiro de Dezembro. Naquele dia de 1640, "...Quando na torre da capela real, o martelo do relógio bateu, no sino, a primeira pancada das nove, abriram-se subitamente as portinholas dos coches, carruagens brasonadas, berlindas e liteiras que tinham, prematuramente e em número superior ao do costume, confluído à praça do Terreiro do Paço. De todas, saíram apressados vultos rebuçados em capas pretas, sob as quais mal se ocultavam arcabuzes, escopetas, pistolas, espadas e punhais.
De roldão, parte dessa turba, com o octogenário Miguel de Almeida à frente, invade o paço derruba os cabides das albardas dos tudescos e vence a resistência com que estes soldados tentam defender os aposentos da duquesas vice-rainha.
De uma janela do paço, o velho D. Miguel de Almeida, figura venerável, com as suas longas barbas brancas, grita comovido: «Liberdade! Liberdade! Viva el-rei D. João IV!»..."
in "O Mundo Português - Livro de leitura para o ensino técnico-profissional, 1962"

"...À noite, iluminou-se a cidade espontaneamente, no meio de estrondosos vivas, de músicas e de regozijos variados. Um cavalheiro castelhano, espantado com o que via, exclamou:
- «E assim perde, D. Filipe, com luminárias e festas, um reino tão poderoso! Grande sinal da vontade de Deus!»"
in "História Geral e Pátria II, 1972 - Rebelo da Silva"

9 comentários:

garina do mar disse...

e lá voltámos a ficar donos de nós próprios!!! o que, apesar do que dizem por aí, não é mau...

Voz do Vento disse...

Convém não esquecer a nossa condição de portugueses que, só é possível, graças à revolução de 1 de Dezembro de 1640. A volta do feriado impõe-se!

Viriato disse...

É isso mesmo! Restaurar a Restauração! Estes senhores políticos têm de perceber este simples facto. Honrar o passado de que nos orgulhamos é meio caminho para aumentar a nossa auto-estima. Aos que acham que devíamos estar subordinados a Madrid, sempre houve soluções para eles...

Nautilus disse...

E viva a Restauração!
E a nossa independência. E mais uma vez aqui fica o meu agradecimento aos catalães.

Mas não me preocupa muito que seja ou não seja feriado. Nunca fui a nenhum festejo específico neste dia que precisasse de um feriado, e ontem até foi Domingo e não me pareceu que tenha acontecido algo de especial. De resto a Restauração também é simbolicamente festejada a 8 de Dezembro.

Navegante disse...

No Domingo, tal como todos os dias 1 de Dezembro, a SHIP e ultimamente a CML, promovem diversas iniciativas comemorativas junto ao Monumento dos Restauradores, em Lisboa. Claro que é verdade o que dizes sobre o 8 de Dezembro, mas continuo a pensar que foi estúpido acabarem com o feriado.

Nautilus disse...

Mas penso que não acabaram com os feriados. É uma medida temporária.
Mesmo assim era bem mais interessante ter um feriado que assinalasse a Fundação de Portugal. Esse é que era...

Laurus nobilis disse...

Sim, também concordo: 5 de Outubro como Dia de Portugal e 1 de Dezembro como Dia da Independência. O problema é que irias ter alguns republicanos (se calhar poucos, mas barulhentos) a quererem comemorar a sua república também nessa data e o dia da fundação ia misturar-se com um golpe militar que só serviu para dividir os portugueses. Assim sendo, não me chocava nada que o 1º de Dezembro fosse assumido publicamente como Dia de Portugal. Ainda por cima agora, que parece que os castelhanos começaram a imaginar que as selvagens, no Arquipélago da Madeira, eram deles. Já não lhes chega Olivença. Embora não morrendo de amores por eles, quem lhes está a responder à altura são os ingleses, a propósito de Gibraltar...

Nautilus disse...

Mas já há um dia de Portugal. E se pensarmos em "dia da independência" que tal o 14 de Agosto?

Laurus nobilis disse...

Embora épica e decisiva, a Batalha de Aljubarrota foi uma, entre tantas outras, que contribuíram para a nossa independência. O 10 de Junho assinala a morte de Luís de Camões em 1580 (terá sido?), embora seja também o dia do "Santo Anjo da Guarda de Portugal" ou como é mais conhecido, do "Anjo Custódio de Portugal". Não tenho nada contra o 10 de Junho, antes pelo contrário mas, o 1º de Dezembro, foi efectivamente a data da última revolução que nos permite ser hoje um estado soberano. Não lhe darmos um lugar de destaque no calendário, não me parece nada acertado. A hipótese de se transformar no Dia de Portugal é uma questão a discutir e, quanto a mim, algo secundária. Já agora, não deixem de ir ao Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota, junto ao campo de S. Jorge - http://milhasnauticas.blogspot.pt/2009/07/14-de-agosto-de-1385.html.