16 dezembro 2012

Tomada de Lisboa aos Mouros

Numa altura em que as comemorações dos feitos passados caíram em desuso, fui ao baú e retirei de lá, respectivamente, um roteiro de Lisboa, enquadrado nas festividades do VIII Centenário da Conquista de Lisboa aos Mouros e dado aos viajantes que passavam pelo Aeroporto de Lisboa, assim como um exemplar do programa das festas.


De 15 de Maio a 26 de Outubro de 1947, comemoraram-se os 800 anos da Conquista de Lisboa aos Mouros. De facto, em 1147, D. Afonso Henriques tomou a cidade sarracena de Lixbuna, com a ajuda de três divisões de cruzados oriundos do Norte da Europa e que se dirigiam para a Palestina, segundo rezam as crónicas, em 180 navios que aportaram ao Tejo.


O cerco prolongou-se de 29 de Junho a 25 de Outubro e, somente ao fim deste tempo, foi conseguida a conquista da cidade de Lisboa. Os vencidos foram expulsos para o Sul da Península tendo este acontecimento, tal como por exemplo o 14 de Agosto de 1385 ou o 1º de Dezembro de 1640, contribuído decisivamente para a consolidação da nacionalidade portuguesa.

5 comentários:

garina do mar disse...

parece que os baús estão na moda!!! acho bem, encontram-se sempre relíquias...

há um bom livro sobre o cerco de Lisboa que é do Júlio Castilho!!

Voz do Vento disse...

Se deixamos de ter referências, começamos a perder a identidade e não passamos de mais uns... Como tantos outros...

Nautilus disse...

Que belas capas! Esse teu baú tem coisas muito interessantes.
Que eu saiba não costuma haver qualquer referência à conquista de Lisboa, ou há? O dia "da cidade" costuma ser o de Santo António. E também há o dia de São Vicente que não faço ideia se é assinalado de alguma maneira!?!

Laurus nobilis disse...

Que eu saiba, não há nenhuma referência. Aliás, como isto anda e na senda dos anteriores e possivelmente dos vindouros, duvido que muitos dos decisores que por aí pupulam e que aconselham os nossos miúdos a emigrar, saibam que Lisboa foi conquistada aos mouros. Quanto a São Vicente, também não conheço nada. O baú vai tendo umas coisitas e, de vez em quando, sabe bem partilhá-las.

Navegante disse...

É uma situação complicada quando comparamos o que antes se fazia e o que hoje em dia não se faz...

As capas, são realmente muito bonitas.