21 março 2012

Paisagem Protegida do Corno de Bico

No Dia Mundial da Floresta fica aqui uma das mais bonitas florestas que conheço em Portugal. Pela imagem acima pode-se perceber porque é que o azevinho é o símbolo desta área protegida. A floresta, que inclui um carvalhal lindíssimo, corresponde à parte sul e nascente da Paisagem Protegida, ou seja, para a visitar, entrando por Travanca na estrada de Ponte de Lima para Paredes de Coura, percorre-se o caminho assinalado a preto no mapa (clicar para ampliar), primeiro em direcção a Corno de Bico e depois a São Martinho de Vascões. Não é difícil encontrar por lá grupos de garranos a pastar em liberdade e, quem sabe? talvez seja possível observar algum exemplar de lobo-ibérico, ou pelo menos uma lontra ou um gato-bravo. Curiosamente, os habitantes da região deslocam-se entre povoações pelos caminhos da floresta. Estas duas senhoras iam de Travassos para São Martinho assistir a um funeral, gastando um dia inteiro para ir e voltar. Desta vez tiveram sorte, conseguiram uma boleia... Recomendo também uma visita ao Centro de Educação e Interpretação Ambiental do Corno de Bico, em Chã de Lamas, junto à colónia agrícola de Vascões, que é uma obra de arquitectura notável pela sua integração na paisagem. No Portal do Corno de Bico encontra informação sobre os horários e as actividades do centro e sobre as características e o património desta paisagem protegida.

3 comentários:

garina do mar disse...

ver lobos era giro!! mas deve ser muuuuuiiiito difícil... talvez ouvi-los à noite?
vim aqui há uns anos e também entrei por Travanca, mas não fui tão longe, só mesmo até ao Corno de Bico... mas vi muitos garranos!!! e pastores com ovelhas e cabras e cães...

Laurus nobilis disse...

Conheço a zona, mas nunca a visitei a sério. A floresta é linda e ainda bem que o azevinho, para além de símbolo, existe e está de boa saúde nesta região. Qual será a origem do nome "corno de bico"?

Voz do Vento disse...

A alameda de carvalhos é impressionante! Merece a etiqueta de lugar mágico!