02 fevereiro 2012

Lagoa Pequena

O dia 2 de Fevereiro foi designado Dia Mundial das Zonas Húmidas para comemorar a assinatura da Convenção de Ramsar, sendo o tema, de 2012, "o Turismo em zonas húmidas: uma grande experiência".
Cada vez mais estas zonas são procuradas para fins turísticos, em especial para observação de avifauna e outra fauna aquática, ou como simples local de passeio, contribuindo para beneficiar, tanto as populações locais como a biodiversidade.
Na Lagoa Pequena foi hoje inaugurado um Espaço Interpretativo, que inclui dois percursos, dotados de observatórios e de painéis interpretativos bem feitinhos e que será gerido pela Câmara de Sesimbra, podendo ser visitado às 4ªs, 6ªs e Sábados.
Hoje, dos observatórios e apesar do grande número de visitantes foi possível ver galeirões
e outros patos (em baixo um casal de pato-real). Também se ouvia o canto do rouxinol-pequeno-do-caniço mas não vi nenhum.
A Lagoa Pequena fica imediatamente a montante da Lagoa de Albufeira que, por sua vez, encosta ao mar, apesar de a ligação ao mar estar, como hoje, a maior parte do tempo fechada.
Saiba mais sobre este espaço no Plano de Gestão da Lagoa Pequena.

3 comentários:

Nautilus disse...

Parece um sítio giro e ainda por cima aqui perto. Tenho que agendar um passeio por lá.
O que há por lá além de patos e rouxinóis?

Laurus nobilis disse...

Por estranho que pareça, também nunca lá fui... Mais um sítio a ficar registado, para quando não houver testes das crianças...

Voz do Vento disse...

Aquele abrigo tem bom ar; espero que a Câmara de Sesimbra esteja à altura...