27 novembro 2011

Elefantes da Gorongosa

Íamos nós a caminho do "miradouro dos hipopótamos", vendo "quem" aparecia, quando o Macadona recebeu uma mensagem pela rádio e nos perguntou: "Querem ver elefantes?"
"Claro!" foi logo a resposta e mudámos de picada.
O primeiro a aparecer foi este, mas era um bocado tímido: afastou-se e ficou a observar-nos por trás de umas árvores
Continuámos pela mesma picada e um pouco mais à frente, demos com esta linda "menina" que nos cheirou e se aproximou curiosa...
Mas a "menina" estava acompanhada e o "senhor" elefante, que estava disfarçado por trás das árvores, veio ver o que se passava!
Aproximou-se, aproximou-se (aqui eu já tinha o zoom no mínimo) e resolveu abrir as orelhas, levantar a tromba e dar um "berro à elefante" com ar ameaçador!
Quem berrou também foi um dos ocupantes do banco à minha frente: "Baza! Baza!"
Ainda tentei pôr o vídeo da compacta a funcionar, com a reflex já só conseguia mesmo apanhar-lhe "o branco dos olhos" mas ele virou-nos costas e "bazou" :)

4 comentários:

Nautilus disse...

Estavam mesmo perto! Mas não se vê branco nos olhos: só castanho :)
E o que acontecia se ele tivesse carregado? Assim tão perto dava tempo de fugir?

Laurus nobilis disse...

No Niassa ou na Gorongosa, é uma satisfação ver que, apesar de tudo, eles sobreviveram aos homens e às suas disputas! Fantásticos registos!

Voz do Vento disse...

E como estão as populações de animais selvagens no parque? Crescem ou estabilizaram?

garina do mar disse...

o carro dos safaris está sempre com o motor ligado, até para os animais não estranharem quando se desliga o motor, por isso, em princípio, dava tempo para fugir!!! e os guias estão habituados a estas situações...

o Niassa e a Gorongosa são situações muito diferentes: no Niassa há milhares de elefantes mas a visita não está organizada, antes pelo contrário, por isso é bastante difícil ver animais... na Gorongosa há umas (poucas) centenas de elefantes, mas os guias vão sabendo por onde eles andam, e além disso fazem como desta vez, ou seja, quem vê avisa os outros!!!

penso que no Parque cada vez há mais animais: antílopes é bem visível que são bastante mais, dos outros também deve haver dado que se vão vendo crias de elefante, crias de leão... sem falar nos animais que vão sendo introduzidos, como os búfalos, as chitas, etc...