07 julho 2011

Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina

O Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina foi criado pelo Decreto-Lei nº 241/88, de 7 de Julho, ou seja faz hoje 23 anos, como Área de Paisagem Protegida. E que, embora quase ninguém saiba, incluía já "o mar e fundos marinhos adjacentes, numa faixa de 2 km ao longo da costa correspondente".
Em 1995 foi reclassificado como Parque Natural (Decreto Regulamentar nº 26/95, de 21 de Setembro) e nesse ano viu também aprovado o seu Plano de Ordenamento, recentemente revisto (RCM nº 11-B/2011, de 4 de Fevereiro).
Apesar de já termos publicado por aqui inúmeros artigos sobre este Parque, desde as praias da zona de São Torpes em Sines, até à praia do Rebolo em Vila do Bispo, passando pelos vários portinhos ao longo de toda a costa, pelo cabo Sardão em Odemira, com os seus rochedos de formas estranhas e as suas cegonhas "marinhas", pela costa alcantilada e praias rochosas de Aljezur e pelo sempre simbólico Promontório Sagrado, nunca tínhamos feito referência específica ao Parque Natural pelo que fica aqui assinalado o seu aniversário.
E aqui fica também um dos seus ex-libris, a ilha do Pessegueiro
com as suas lendas e as suas estranhas construções.
Para saber mais consulte a página do Parque.

3 comentários:

garina do mar disse...

fizeste bem em homenagear o PNSACV!!
estamos fartos de publicar coisas giras de lá e nunca falamos do Parque...
um dia fui a nado até à ilha do Pessegueiro!! e andei lá a passear descalça... mas vi tanques de salga, e um castelinho e uma coisa esquisita que é essa que tu mostras na foto que parecia uma pedreira!?!? e depois um cais... e muuuuuuuitas gaivotas bebés!!! pareciam uns novelinhos brancos ;)

Laurus nobilis disse...

Pois é... Já publicámos imensos artigos sobre o Sudoeste e nunca tinhamos assinalado o seu aniversário. Belíssimo parque, que bem merece uma atenção especial!

Navegante disse...

A mais linda costa de Portugal!