26 março 2010

Belém

"De Santa Maria de Belém partiram navegadores e cientistas, obtendo-se assim a sabedoria da inovação, a audácia da experiência e a liberdade da descoberta. Daqui zarparam muitos que, através do seu mérito individual e da sua coragem, muitas vezes alicerçado numa visão colectiva, foram motor de desenvolvimento e de progresso da Humanidade. A procura de novos caminhos, de novos rumos e de novas epopeias levaram estes heróis, através dos séculos, a desbravar a vida, a vencer a morte e a descobrir o futuro."
in prefácio de "Belém", edição da Junta de Freguesia de Santa Maria de Belém, 2009

7 comentários:

Nautilus disse...

Parece ser um livro interessante. Afinal esta zona de Lisboa serviu de palco a uma importante parte da nossa História. E se juntarmos a história dos palácios e conventos que por ali existem (ou existiram), há certamente matéria para uma boa leitura!

Hás-de deixar-me dar uma "volta" no livro :)

Voz do Vento disse...

Já o li! Bastante bom. É só pena que na revisão dos textos, não tenhm dado por 4 gralhas, referentes a 4 datas, todas na mesma página...

garina do mar disse...

oh Voz do Vento! é tão fácil fazer gralhas...
o livro deve ser giro! eu gosto muito daqueles do Júlio Castilho e depois da Marina Tavares Dias sobre Lisboa antiga!! este deve ter ido buscar muita informação ao Castilho...
o desenho da capa está (ou estava) em painel de azulejos nos Pastéis de Belém... por acaso com um azulejo virado ao contrário: quem montou o painel deve ter achado que o barquito ficava melhor virado para cima ;)

Laurus nobilis disse...

As gralhas existem, mas em nada afectam a qualidade e o interesse deste livro, que em boa hora foi editado.

Falam em 1595 para a subida de D Manuel I ao trono, quando é 1495 e dizem que a viagem de Vasco da Gama decorreu entre 1597 e 1599, quando foi entre 1497 e 1499.

Em nada diminuem a excelente "viagem" ao longo do tempo que é descrita, sobre uma Freguesia que já foi Concelho, mas que realmente deviam ter tido mais cuidado na revisão, é um facto!

Nuno Castelo-Branco disse...

Laurus, tem belas fotos, mas infelizmente, outas outras não surge, ficando-se pelo pontinho de interrogação a azul.

garina do mar disse...

penso que isso foi um problema do "blogspot"... neste momento já aparecem as fotos todas!!!

Carlos Henriques disse...

Bom Dia,

Estive na apresentação do Livro, como convidado do sr. Presidente da Junta de Santa Maria de Belém, um grande apoiante da náutica desportiva.
Foi um bom trabalho de pesquisa, dignifica a Freguesia de Belém e a sua história marítima.

cumprimentos,

Carlos