16 janeiro 2010

O Castelo de Bragança

Existem registos que levam a crer que terá sido edificada uma primeira fortificação cristã no reinado de D. Afonso Henriques, tendo esta estrutura sofrido melhoramentos no reinado de D. Sancho I, que concedeu foral à povoação em 1187.
Durante a crise de 1383-1385, o alcaide João Afonso hesitou entre tomar o partido de Castela e Leão ou de Portugal mas, após a intervenção de D. Nunes Álvares Pereira, Bragança reconhece D. João I como rei de Portugal.
Devido à necessidade de fortificar as linhas defensivas da raia, em 1409, D. João I ordena a construção do castelo tal como hoje o conhecemos, tendo mandado erigir uma imponente torre de menagem de 34 metros de altura. Sucintamente podemos dizer que o castelo é constituído por um extenso conjunto de muralhas com ameias, de 660 metros de perímetro numa planta oval, que circundam quatro recintos individualizados.
Após 1640, durante a Guerra da Restauração, esta fortificação tornou a sofrer alterações, tendo em vista adaptá-la à instalação de peças de artilharia. Em 1762 e durante as invasões napoleónicas, o castelo serviu de baluarte defensivo a mais estas tentativas de conquista, respectivamente por parte de castelhanos e franceses, tendo os primeiros sido derrotas pelo famoso Conde de Schaumbourg Lippe, marechal alemão que comandou as tropas portuguesas nesse período.
Desde 1936, funciona na torre de menagem o museu militar, estando o Castelo de Bragança classificado como Monumento Nacional.

8 comentários:

Nautilus disse...

Muito bem documentado! Em informação e fotografias :)

O castelo de Bragança é muito bonito: sobretudo as cores das pedras.

Voz do Vento disse...

O núcleo histórico de Bragança, para além de ser lindo, está impecavelmente arranjado e o castelo, é dos mais bonitos que conheço.

garina do mar disse...

tão lindo!!!! que lindas fotos!!
já não vou ao castelo de Bragança há muuuuuuiiitos anos...

apesar de há não muito tempo ter ido a Bragança... e vi uma parte do centro histórico que realmente está muito bem arranjado, sobretudo a parte do rio!!

mas falta aqui uma "coisa", muito bonita também, que há no castelo ;)

Laurus nobilis disse...

Acho que sei ao que te referes; fica para o próximo artigo.

joao madail veiga disse...

Pois há uns dois anos fiz lá termas e, meus amigos, vou-vos contar, de luxo.

garina do mar disse...

há termas em Bragança???
só conheço as de vinho!!! por sinal algumas bem boas ;)

Viriato disse...

E Trás-os-Montes e o Douro estão com vinhos cada vez melhores...

Dylan disse...

Um dos mais bem conservados castelos portugueses.