03 fevereiro 2010

Domus Municipalis

Com uma forma de pentágono irregular, pensa-se que este magnífico edifício, situado em pleno Castelo de Bragança, poderá datar do século XII, devendo ter servido como local de reunião dos homens influentes do concelho. No entanto, outros autores, afirmam que a sua origem poderá datar da ocupação romana, ou mesmo anterior, embora não seja possível demonstrá-lo.
O facto de estar construído sobre uma cisterna e de possuir um aspecto fortificado, levou a que ainda outros autores tivessem equacionado uma possível função militar, enquadrada no dispositivo defensivo que D. Sancho I levou a cabo em Bragança. Contudo, as opiniões mais recentes apontam para uma dupla função: por um lado a de cisterna e, por outro, a de sala de reuniões da Câmara.
Com efeito, o edifício serviu de Câmara Municipal até meados do século XIX, altura em que foi abandonado devido ao perigo de desabamento. Na década de 20 do século passado deu-se início ao restauro, ao mesmo tempo que se destruíram os imóveis entretanto construídos nas imediações. É um edifício único em toda a Península Ibérica.

8 comentários:

Nautilus disse...

É um edifício muito interessante! E as fiadas de janelas (ou de frestas) permitem umas fotografias bonitas, com jogos de luz e ritmos de movimento.
Ainda bem que foi restaurado :)

garina do mar disse...

por acaso dá umas fotos giras!!!! mas está bem visto o sistema... a cisterna recuperava a água que os senhores da Câmara metiam ;)

Voz do Vento disse...

Só não gosto muito daquele azul, entre o telhado e a estrutura propriamente dita... Mas é um edifício bastante bonito!

garina do mar disse...

hummm... até fica giro!!!

e os antigos usavam cores garridas nos edifícios!! agora é que é tudo a tender pro cinzento...

Viriato disse...

Estive lá há pouco tempo e fiquei admirado com a imponência do edifício. Percebo lindamente as diferentes hipóteses que se foram pondo ao longo dos tempos. Se por um lado parece um local de reunião, por outro parece mesmo uma fortaleza! E ainda para mais, com água por baixo e tudo...

CAP CRÉUS disse...

O castelo está muito bem conservado!Vale bem a visita!
Vou lá todos os anos!

Laurus nobilis disse...

Caro CAP CRÉUS, seja bem vindo a este espaço. Concordo! É dos castelos mais bem conservados que conheço.

Marieke disse...

Concordo como Cap Créus..tb já lá estive..é um edifício muito interessante e bem conservado
Um abraço ao Milhas
marieke