09 março 2009

Cegonhas pretas na Web

E nas Portas de Ródão.
No âmbito do projecto "Grifos na Web" de que aqui falámos em Janeiro do ano passado, viu-se, faz hoje um ano, nascer uma cria de grifo (na foto).
Este ano o ninho dos grifos não foi ocupado mas as cegonhas pretas, como ficaram sem o ninho do ano passado, acabaram por escolher um ninho que é visível a partir da câmara de vídeo. Em baixo vêem-se os 3 ninhos: o de cima é o ninho dos grifos, o de baixo, à esquerda, o ninho das cegonhas do ano passado onde se vêem 3 crias e o da direita o ninho actualmente ocupado pelas cegonhas.
Pode seguir a vida das cegonhas pretas a partir da página do jornal Público. E pode ver também a chegada da 1ª cegonha preta às Portas de Ródão, este ano, e a chegada do casal ao ninho actual.

11 comentários:

Eugénio disse...

Não se vê nada, estão escuras e nao dá para ampliar. Era só pela curiosidade de conhecer as cegonhas pretas, pk brancas andam por aqui ás centenas, já ninguém repara nelas por estas bandas.

garina do mar disse...

perdeste a lente? quanto à escuridão não se pode fazer nada... as fotos foram mesmo tiradas ao fim do dia e contra-luz!!
se fores ao link da câmara podes vê-las em directo ;)
neste momento anda uma delas a arranjar o ninho...

garina do mar disse...

já agora... e pra não ficares triste!! as cegonhas que aparecem aqui são cegonhinhas!!! para ver das verdadeiras tens mesmo que ver os vídeos...

Laurus nobilis disse...

Merece ser acompanhado ao longo do tempo, através do video... É giro que não têm muito a ver com as cegonhas brancas. Embora goste muito das "normais", tenho de reconhecer que estas são realmente bonitas.

Eugénio disse...

Aqui pelo baixo Mondego ando a fotografar a construção dum ninho (para aí o 1128º ninho de cegonhas) desde a 1ª palha, num desses postes disponibilizados nao sei por quem.
O chato é que sempre que paro o carro, elas bazam do ninho.
Depois mostro o resultado

joao madail veiga disse...

É pá, tenho uma fotografia de uma duzia de cegonhas pretas lindissimas.
Vou publicá-la no Ventosga

Nautilus disse...

Estas são verdadeiramente bonitas com aquelas penas pretas com reflexos esverdeados e uma espécie de "saiotes" brancos. Naqueles papos que têm é que são muito diferentes das cegonhas brancas.
E o que é que aconteceu à cria de grifo?

Laurus nobilis disse...

Tens toda a razão! E a cria do grifo?

garina do mar disse...

são lindas são ;) e é muito giro poder observá-las no "dia a dia"!!

a grifinha seguiu o caminho dela... até África!! normalmente ficam por lá uns 3 anos e quando atingem a idade adulta, se tudo correr bem voltam ao sítio onde nasceram... como a grifinha está anilhada com sorte haveremos de saber!

João Veiga a tua foto deve valer uma fortuna!!! com tanta cegonha preta junta é uma raridade, eu se fosse a ti não a publicava ;))

Marieke disse...

Olá "fazedores" do Milhas
Sempre interessante estas notícias sobre "Os grifos na Net"...situação que acompanho com muito interesse
Um abraço
marieke

garina do mar disse...

é um projecto muito giro Marieke ;)
e variado! porque este ano não há grifos mas há cegonhas pretas...