10 agosto 2008

O dia dos nudibrânquios

As algas tornavam tudo verde e nos rochedos havia nudibrânquios para todos os gostos: cores e tamanhos variados! 12,7 metros, 1h07m, água nalguns sítios a 14º!! Os mares de Sesimbra não sabem que já estamos no Verão?

12 comentários:

Anónimo disse...

Brrrrrrr :))

garina do mar disse...

isso é tudo frio Sara?
mas é compensador ;)
há coisas que só se vêem nestas temperaturas!!!!
e nos Açores também já apanhei umas correntes submarinas bem geladinhas...

Ana Maria Lopes disse...

Que frio, Garina do Mar! Admiro essa sua coragem.
Para ver o que vê e fotografar, vale a pena!
Continuação de bons mergulhos!

garina do mar disse...

o meu fato novo é quentinho ;)))

Marieke disse...

Assim ñao vale..o fundo do mar ...é sempre mais lindo que a Terra..por isso as fotos ganham sempre..lindassssss

garina do mar disse...

"ganham"? isto não é nenhum concurso ;))))
e há fotos da Terra e do Mar (à superfície) que são lindas!!!!

Nautilus disse...

Bem faço eu em nem sequer tentar mergulhar aqui! 14º? Tens que informar "os senhores" que no Verão têm que aquecer um bocadinho mais a água :)
Mas os nudibrânquios são bem bonitos. E a "bailarina espanhola" da fotografia do meio também não deve estar a achar graça à temperatura da água. Deve ter vindo ao engano.

garina do mar disse...

sabes conchinha, a temperatura da água é um bocado indiferente... com este fato é (quase) igual que esteja a 14 ou a 19 e para o fato fininho tinha que estar pelo menos a 21 ou 22 e isso por aqui é impossível ;(

o meu preferido é aquele azulito com um penacho!! como é que uma coisinha tão pequenita consegue ter tanta cor e tanto enfeite...

Laurus nobilis disse...

Nudibrânquios para todos os gostos... Lindas, miúda! Quanto à temperatura do mar, está um gelo em todo o lado! Acho que esta história do aquecimento global é só para terra porque no mar, parece que de ano para ano está mais fria!!!

Luís e Joana disse...

Olá.

Mergulho à pouco tempo e gostaria de aprender a identificar a vida marinha que observo. Alguma sugestão?

garina do mar disse...

olá!!!

eu costumo quase sempre usar umas "plaquetes" muito giras do IPIMAR, chamadas "guia de identificação de espécies"!! são sobre o Algarve mas aplicam-se também por aqui...
também há o livro do Luiz Saldanha, "Fauna Submarina Atlântica" e depois, se tiverem alguma pista mas tiverem dúvidas há a Fish Base http://www.fishbase.org/search.php onde dá para entrar pelo nome comum e pelo científico... é uma base gira porque dá para ver que há peixes muito diferentes aos quais dão o mesmo nome ;)

e claro!!! há aqui o Milhas Náuticas!!!! normalmente identificamos os peixes e algas e nudibrânquios e etc... que publicamos ;) ;)

Luís e Joana disse...

Obrigada pelos bons conselhos! Bons mergulhos e até uma próxima