19 março 2008

"Roteiro do Estuário do Tejo"


Vai ser lançado hoje, pelas 18h30,
no Salão Almada Negreiros da Gare Marítima de
Alcântara,
o livro bilingue

“Roteiro
do Estuário
do Tejo”

da autoria de
José Gomes,
médico e grande entusiasta da náutica de recreio
(fizemos grandes desafios! especialmente um challenge daqui a Sesimbra em que a aposta era um (x 2) garrafão de Cutty Sark - ganharam eles...mas bebemos todos!!)
A primeira parte do livro faz o enquadramento histórico, geográfico e ambiental, descrevendo as condições de navegabilidade e as atracções de interesse turístico que, segundo o autor, poderão divulgar as potencialidades do estuário do Tejo.
A segunda e terceira parte são mais técnicas, descrevendo os "caminhos" possíveis de alcançar pelas embarcações de recreio. O livro traz também um CD com a cartografia electrónica do rio, fotografias aéreas e pontos notáveis.

6 comentários:

Laurus nobilis disse...

Eis um livrinho que deve mercer a pena ler! Parabéns ao autor e obrigado pela informação!

joao madail veiga disse...

Vou por certo comprar e estudar este livro.
Vou até copiar a ideia e fazer uma coisa parecida para a mais maravilhosa zona do Mundo, quiçá mesmo a mais maravilhosa de Portugal, a Ria da minha terra.
Descrever os baixios, os restaurantes, os ancoradouros, os restaurantes, os canais, os restaurantes, os sitios pitorescos e os restaurantes, as pontes com as alturas passáveis, os restaurantes e, se tiver tempo engenho e arte, descrever mesmos as tasquinhas das margens da Ria.
Fiquem atentos.

garina do mar disse...

grande ideia João Veiga!!! já tens uma cliente para o teu roteiro ;)

Eugénio disse...

e já vão dois clientes..... para os dois roteiros
:)

Nautilus disse...

Deve ser interessante. Conhecia um roteiro do Tejo mas era mais virado para a navegação comercial. Penso que seria de um antigo piloto da barra, Joaquim ??.
Este é daquele senhor que também publicou um sobre o Guadiana não é?

garina do mar disse...

é desse sim Nautilus...