28 junho 2007

Amazon (no Tofo): a Manta

... começámos a subir...

e do azul, subiu uma manta! escoltada por inúmeras rémoras (ou peixes pilotos) e que, curiosa, se aproximou de nós

Fomos continuando a subir e a manta acompanhou-nos, andando sempre à nossa volta, até que por fim, talvez por já estarmos muito perto da superfície, virou-nos as costas e seguiu viagem!

26 junho 2007

"Do Minho ao Algarve"

Viagem pinturesca e aventurosa através de Portugal. Ilustrada com cincoenta photogravuras.
(Se alguém o descobrir perdido num sótão ou num baú... ou numa prateleira de alfarrabista... eu compro-o!! este trouxe-o emprestado das estantes do meu pai)

25 junho 2007

Mina de São Domingos - a Tapada Grande

A albufeira da Tapada Grande, junto à Mina de São Domingos: A Tapada Grande, numa "photogravura" do livro "Do Minho ao Algarve", de Eduardo de Noronha, editado em 1909: Um dos arranjos das margens da albufeira:

24 junho 2007

No River Gurara

Junto ao Cabo Espichel.

Mergulhei lá em 89, por 3 vezes, pouco depois de se ter afundado. Começava a notar-se alguma vida subaquática a "tomar conta do navio" mas não gosto muito de mergulhar em destroços. Há pouco tempo tinha visto um documentário em que mostravam já bastante vida e hoje como a visibilidade era boa fomos até lá.

Descemos na zona da popa e dei logo de caras com este safio bem grande que elegeu domicílio nums pedaços de chapas.

Depois, seguindo as indicações fomos direitos à zona onde está o hélice e o leme (virado para cima). Esta parte do navio dá umas imagens bonitas (nada que chegue ao Madeirense
mas esse foi lá posto de propósito e a água por lá é mais azul).

E sargos havia bastantes, com umas dimensões grandinhas: efeito do navio ou já resultado do Parque Marinho?

22 junho 2007

Amazon (no Tofo)

Mais uma madrugada, o que não me chateia nada, sempre tive a teoria que "o Mundo pertence aos que se levantam cedo"... desta vez vamos de novo para Norte, para o lado da Barra, visitar mais um aquário! A decoração não era má, havia corais qb e uns peixinhos coloridos a animar a festa. Encontrei por lá uns Heniochus diphreutes ou Schooling bannerfish (em inglês), ou seja traduzindo serão "peixes bandeira a caminho da escola"? Eles de facto tinham um ar de quem ia convictamente para algum lado. E este (será uma espécie de garoupa?) espreitava com um ar curioso.
Como tinhamos chegado perto dos 30 metros, estava na hora de começar a subir.
Mas o melhor estava ainda para vir...

19 junho 2007

Castro de São Paio

O Castro de São Paio é um pequeno povoado da idade do ferro que está situado na freguesia de Labruge, Concelho de Vila do Conde. Foi descoberto nos anos 50 do século XX, tendo sofrido vários danos ao longo dos anos. De 1993 a 1996, foram efectuados vários trabalhos arqueológicos, com o objectivo de salvar o castro da destruição. É o único castro marítimo do noroeste peninsular que existe em Portugal. Na altura em que a fotografia foi tirada (Abril de 2007), a estação arqueológica encontrava-se coberta de gravilha, tendo em vista conservar o património existente.

18 junho 2007

12 junho 2007

Berlengas 2007

O porto de Peniche ficou a abarrotar, com os veleiros do
XII Cruzeiro à Berlenga, organizado pela AVELA:

À espera de embarcar, no "veleiro mais bonito do mundo, quiçá da ria de Aveiro"

10 junho 2007

Dia de Portugal

"Cumpriu-se o Mar, e o Império se desfez.
Senhor, falta cumprir-se Portugal!"
in "Mar Português", Fernando Pessoa

08 junho 2007

Os tubarões baleia

O tubarão baleia (Rhincodon typus) é uma espécie considerada como Vulnerável na "lista vermelha" da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN/IUCN). É por isso uma espécie a lembrar no Dia Mundial dos Oceanos.

Alimenta-se de zooplâncton, krill (pequenos camarões), medusas e pequenos peixes, que são filtrados através de longas guelras em forma de pente, enquanto "navega", ou pode colocar-se verticalmente na água, alimentando-se por sucção.

Vive em águas costeiras tropicais, de 21 a 25º C (ver esquema da Ecocean) e é espécie protegida em países como a África do Sul, Austrália, EUA, Filipinas, Honduras, India, Maldivas, México e Tailandia (está-se a tentar aumentar a sua protecção)

É o maior peixe (conhecido), com comprimentos que normalmente andam entre os 5 e os 10 m mas que podem ir até aos 20 m.

O seu dorso tem um padrão de pintas e riscas claras sobre uma superfície escura que serve de camuflagem (como a concha do Nautilus), mas que também permite a sua identificação (uma espécie de impressão digital).

Existe já uma base de dados dos tubarões baleia (http://www.whaleshark.org/) que os identifica com base em fotografias da zona entre as guelras e a barbatana lateral do lado direito (dos 7 que fotografei no Tofo, um já tinha sido avistado naquela zona o ano passado e dois nunca tinham sido identificados! SÃO MEUS!!!!).

No site da Universidade dos Açores existe um texto bastante interessante sobre estes "Tubarões Gigantes".

Dia Mundial dos Oceanos

Foi criado em 1992, na Cimeira da Terra - Conferência das Nações Unidas sobre Ambiente e Desenvolvimento (Conferência do Rio). Apesar de ainda não ter sido oficialmente designado pelas Nações Unidas, é uma oportunidade para celebrar todos os anos os Oceanos no Mundo.

O dia também é assinalado pela Comissão Europeia que relembra o "papel vital que os mares e Oceanos representam para a Europa".

Relembrando também que a 30 de Junho termina a consulta pública para a Política Marítima Europeia.

05 junho 2007

Dia Mundial do Ambiente 2007

Este ano o tema é "o degelo". Se puder, gaste um pouco de tempo a ler a brochura, em francês, inglês, ou castelhano, ou pelo menos veja as fotografias.
Se quiser saber mais, visite o site da UNEP.

04 junho 2007

Na "praia da Rocha"...

Não, não é essa!! esta é em Moçambique, a Sul da praia do Tofo.

Também há por lá uns aquários engraçados. Com peixinhos lindos como estes Chaetodon auriga (peixes borboleta de barbatana filamentosa (coitaditos))

E fazem-se uns mergulhos bem giros, entre os 15 e os 20 m de profundidade, nuns percursos labirínticos, cheios de anémonas e corais de formas estranhas, ou nudibrânquios como aqueles que o Laurus Nobilis publicou...

e ainda umas "vulgares" barracudas (ou bicudas como se chama muitas vezes às barracudas pequenas).

01 junho 2007

Mértola e a História da Humanidade

Uma vila, ou melhor, uma região, onde os vestígios arqueológicos (desde o Neolítico) e históricos permitem "contar" a História da Humanidade.
Porto Fenício, depois cartaginês, são inúmeros os vestígios da ocupação romana - criptopórtico, Torre Couraça, casa romana e vias romanas -, visigoda - colunas e pilastras -, e depois dos povos do Norte de África - bairro almoada e a antiga Mesquita, agora Igreja Matriz.
O Museu de Mértola inclui vários núcleos museológicos espalhados pela Vila e um conjunto de colecções variadas que dão a conhecer a história da vila e dos povos que por cá deixaram as suas marcas e a sua cultura.
Um dos núcleos mais importantes é o de Arte Islâmica sendo esta cultura relembrada anualmente pelo Festival Islâmico.
Conquistada aos mouros em 1238, Mértola pertenceu depois aos Cavaleiros da Ordem de Santiago e pouco a pouco foi perdendo importância, apenas recuperada em 2 momentos, nos séculos XVI e XVII em que de Mértola partiam os navios de cereais destinados às ocupações portuguesas do norte de África, e no fim do século XIX, com as minas de São Domingos.
Actualmente Mértola tem tudo para poder ser de novo um pólo de atracção importante, tirando partido, para além da componente arqueológica e histórica, do seu património natural - merecem referência os passeios fluviais e de descoberta da natureza no Parque Natural do Vale do Guadiana -, e do grande conjunto de produtos tradicionais como o pão, o mel, o queijo de cabra e de ovelha, os enchidos, a doçaria e a tecelagem.
Saiba como e o que visitar no site da Câmara Municipal.