24 dezembro 2007

Dos Templários à Ordem de Cristo

A 1 de Março de 1160, D. Gualdim Pais, Grão-Mestre da Ordem dos Templários ordena a construção de um novo castelo, num morro sobranceiro à margem direita do rio Nabão. Ao mesmo tempo, deu-se início à Vila de Tomar. Este, foi um dos prémios, pela preciosa ajuda dada a D. Afonso Henriques nas diversas conquistas, com destaque para a de Santarém, em 1147. Cavaleiros indomáveis, resistem em 1190 ao grande cerco promovido pelo rei de Marrocos em que, definitivamente, provam não só as suas grandes capacidades militares, como também a indispensabilidade da sua presença na defesa da linha que ia do Mondego ao Tejo. O poder militar e económico dos Templários cresce, não só em Portugal mas também em toda a Europa e, numa sexta-feira, dia 13 de Outubro de 1307, Filipe o Belo, rei de França e Clemente V, papa de Avinhão, ordenam a prisão geral destes Cavaleiros, acusando-os de heresias várias e condenando-os à tortura e à fogueira, destino a que não escapa o próprio Grão-Mestre, Jacques de Molay. D. Dinis, prevendo o inevitável, acciona mecanismos diplomáticos com Castela, conseguindo no processo de Salamanca, em1310, a declaração de inocência de todos os Cavaleiros das regiões ibéricas. Através de astuciosas interpretações jurídicas, o património dos Templários existente em terras portuguesas transita totalmente para a nova Ordem de Cristo, instituída a 14 de Março de 1319 a pedido de El-rei D. Dinis de Portugal. Esta, acabou por ter um papel fundamental na nossa primeira grande Epopeia, tendo o Infante D. Henrique, Grão-Mestre da Ordem de Cristo, sido um dos principais obreiros dessa fabulosa aventura que os portugueses viveram. O actual Convento de Cristo é pois, um monumento que em si mesmo congrega a história e estilos arquitectónicos que vão do século XII ao século XVIII, sendo sobretudo os estilos artísticos ligados aos descobrimentos, aqueles que são hoje mais visíveis.

14 comentários:

garina do mar disse...

que lindas fotos!! e desta vez esmeraste-te... uma grande reportagem!!

quanto ao rei de Marrocos, é melhor não contar a verdadeira história ;)

Laurus nobilis disse...

E quanto ao rei de Marrocos, temos que falar...

joao madail veiga disse...

Um bom Ano para os três milhas.....

Nautilus disse...

Muito bom. O convento é lindíssimo mas confesso que prefiro o castelo em simbolismo e história.

E afinal o que é que aconteceu ao rei de Marrocos? Miúda, não me vais fazer ir ler o Sancho I que eu agora não tenho tempo :)

Ricardo disse...

Qual Canal História, qual quê! Belo "documentário", um verdadeiro serviço público!
:-)

garina do mar disse...

já me constou que o Hermano Saraiva está a ficar preocupado com a concorrência...
;)
;)

garina do mar disse...

e consta também que...

para além de as muralhas do castelo serem muito "modernas" e de as várias surtidas bem organizadas dos Templários terem feito umas boas razias nos muçulmanos (não contaste a história da "porta do sangue"!!!)

também houve uma ajudazinha "de Deus" que pôs os muçulmanos todos doentes incluindo o al–Mansur que achou que o melhor era pôr-se a andar dali para fora ;)

Laurus nobilis disse...

Sim... Portugal e o Mar vão-nos inspirando e com a matéria prima que por aí existe, acaba por ser relativamente fácil fazer "documentários". Fico contente deste espaço estar a conseguir aquilo a que nós os três nos propunha-mos.

Quanto à Porta de Sangue e aos mouros doentes, fica para outra vez. Um dia destes ponho um artigo acerca disso.

Sabes, os Templários combatiam os mouros, não os muçulmanos...

garina do mar disse...

pois... mas o livro do Sanchinho trata-os assim ;)

mch disse...

Um BOM ANO NOVO cheio de milhas naúticas e terrestres... para os navegadores(as) mergulhadoras ((não sei se há (es)) e andarilhos(a) deste site!
Do mendo henriques

claudio.tu disse...

sou brasileiro e a pouco tempo venho estudando sobre templarios, sou aluno universitario da universidade bandeirante de sao paulo, e vou deixar meu e-mail para q possa mandar-me textos (se tiver) sobre essa fabulosa ordem q foi a dos templarios e tambem a ordem de cristo.
claudio_tu@hotmail.com
no orkut me procure como `gondemar`
obrigado e parabens

Laurus nobilis disse...

Caro Claudio_tu, antes de mais obrigado pela sua visita. Existem imensas fontes onde pode ir buscar informações sobre esta Ordem, que tem realmente uma história fascinante. Pessoalmente, tenho alguns livros sobre o tema e existem vários blogs dedicados ao assunto. Um deles, é exclusivo para a Ordem dos Cavaleiros do Templo, mas cuja morada na net não lhe posso dar neste momento. Mais logo, coloco aqui um comentário com a morada do blog.
Até breve. LN

Laurus nobilis disse...

Eis a morada de que falava no comentário anterior:
http://templariumordum.blogspot.com

Até breve
LN

Anónimo disse...

Caro Laurus, muito obrigado por ter postado o link do blog. Fico imensamente grato por tua gentileza. Espero poder trocar informações contigo sobre esse assunto que muitissimo me interessa.
Abraço