27 agosto 2007

Ilha das Flores: praias

A praia da Fajã Grande, que me foi referida como sendo a "única" praia de areia da ilha. Apesar de aparentemente essa não ser uma qualificação fundamental: a rampa do portinho parece ter maior procura. A "concha", já de calhaus, entre a Fajã Grande e a Ponta da Fajã. E a "praia" de Santa Cruz, onde uma simpática estrutura, foi construída nos rochedos para facilitar os banhos (de mar e de sol).

11 comentários:

Laurus nobilis disse...

São lindíssimos estes recantos de rocha vulcânica, como o de Santa Cruz... apetece logo pôr um óculos e calçar umas barbatanas para ir ver peixinhos!

Nautilus disse...

Tens razão. Por aqui havia bastantes peixinhos. Mas tens que te aguentar pela superfície: quando se desce mais um pouco encontram-se umas correntes de água bem fria. Deve ser por isso que é tão diversificado.

Laurus nobilis disse...

Veste-se um fatito para as profundezas...

Nautilus disse...

Claro. Foi o que eu fiz, felizmente a Miúda tinha-me avisado.

O que eu queria dizer é que não chegam os óculos e as barbatanas se quiseres fazer apneia a sério.
Mas se for só para admirar a paisagem submarina chega perfeitamente.

garina do mar disse...

pois avisei!! a ideia dos Açores é que a água é quentinha, mas lá mais pro fundo há umas correntes muito geladinhas... num mergulho não levei o capuz do fato e fiquei cheia de frio..

a de baixo é das praias que eu gosto!!! sem areia...
mas não tomei banho lá... os meus banhos nas Flores, o ano passado, foram todos de fato vestido! mas também não foi por causa do frio, era só porque se tirasse o fato não o conseguia depois vestir para o mergulho seguinte e quando chegávamos a terra estava tão faminta que só queria ir comer...

Anónimo disse...

Belas fotos....belas paisagens....que saudades...snif snif
Já agora, no sul da ilha existe uma fajã - Fajã de Lopo Vaz, que tem areia, por isso para a próxima é favor passarem por lá :))

garina do mar disse...

areia? isso dá cabo do fato! e das barbatanas... e da máscara...
muito pouco aconselhável!!
;)

mas é bom saber, para quem goste ;(

Nautilus disse...

Obrigado pela informação.
Não sendo como a Garina do Mar, neste caso também não seria relevante, dado que não fui até às Flores para ir à praia :)

Mas já agora, e a menos que seja um segredo bem guardado para uso exclusivo dos naturais da ilha, seria interessante se os mapas e postos de informação o referissem.
Fica aqui o "recado" (para os devidos efeitos?)

Anónimo disse...

Também acho que ninguém vai às Flores para ir à praia, mas pelo menos dar um mergulho na Fajã e nas piscinas naturais de Santa Cruz é quase (senão mesmo) obrigatório!
Claro que não é um segredo bem guardado, mas por acaso não me lembro de ver o pormenor da areia nos guias ou mapas, no entanto referem a Fajã de Lopo Vaz até porque é um trilho interessante de se fazer e bastante acessível a qualquer pessoa embora demore um pouco a descer a rocha.
Já agora, esse é um dos 4 trilhos pedestres classificados ou homologados para a ilha das Flores, muito embora existam outros que não estão sinalizados nem alguns deles transitáveis.
http://www.trails-azores.com/index.php?ilha=flores&id=6

http://pedestrianismo.blogspot.com/2006/11/aores-j-contam-com-50-percursos.html

garina do mar disse...

eu tenho um mapinha com os 4 trilhos... que não fala em praias!! (nem diz grande coisa, mas suponho que estarão assinalados)
bem melhor que os mapas eram os painéis com as cartas 1:25000!! fotografei a que estava na Fajã Grande e serviu de guia para chegar a alguns sítios...

mas eu só fiz trilhos debaixo de água ;) ;) muito giros por sinal!!

Nautilus disse...

Obrigado Sara por mais esta informação. Fico com pena de não ter ido à extremidade Sul da ilha.
Assim vou ter que lá voltar.
:)
E nessa altura com um "roteiro" bastante mais detalhado.