12 fevereiro 2007

Um vulcão que veio do Mar

Celebram-se este ano, no dia 27 de Setembro, os 50 anos da erupção do Vulcão dos Capelinhos, junto à ilha do Faial. As comemorações incluem concertos, conferências temáticas, passeios de barco, a IV Regata Internacional de Botes Baleeiros, concursos de fotografia e pintura e actividades especiais nos dias dos 50 anos do Vulcão dos Capelinhos, na semana do Mar, na inauguração do Centro de Interpretação, etc..
No site das comemorações http://www.vulcaodoscapelinhos.org para além da história do vulcão e de fotografias verdadeiramente espectaculares da erupção, encontra também um conjunto de informações associadas ao vulcão e a este evento.

18 comentários:

Nautilus disse...

Obrigado Sara pela informação ;)

joao madail veiga disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
joao madail veiga disse...

Também lá estive, depois de duzias de gins malhados com o sr José Azevedo, saudoso, no também saudoso ano da graça de 2004, aquando do cruzeiro aos Açores, lugar mágico.
Aluguei uma viatura e dei a volta ao Faial, cacholei na Praia do Porto Pim e noutras furnas de cujo nome não me lembro.
A chegada foi triunfal, às 0630 UTC, 0530 locais, depois de uma regata memorável entre a Terceira e o Faial, com vento de rabada depois da Ponta dos Rosais, quando toda a flotilha tinha seguido pelo Canal, nós optamos pelo Norte Agreste.
A umas escassas 3 milhas da Horta ligamos a máquina, perdendo um leitão(o famoso leitão) contra o Almirante Fausto Abreu, que, vindo pelo Canal e não desistindo, chegou um dia depois, ganhando.
Pois.

garina do mar disse...

também já tinha visto isto!! as fotos são lindas e a história do vulcão muito bem contada por alguém que viveu os acontecimentos!!

se calhar ainda concorro ao concurso das fotos... tenho que ir ver em que data acaba o concurso, era uma boa desculpa para ir passear até ao Faial e fazer uns mergulhitos por ali!!

garina do mar disse...

e oh João Veiga, o que vale é que os gins do Peter's são fraquinhos... mesmo aqueles que eles dizem que são especiais para marinheiros!!!
agora isso de ligar a motor é que não se faz.. não é bonito desistir..

LisbonGirl disse...

Mistérios do rio, vulcões no mar! O vosso blog mostra um Portugal inteiro saído da Quinta da Regaleira!!!!!! Muito interessante!
Fotos lindissimas!

garina do mar disse...

obrigada pelas visitas... é fixe saber que gostam do Milhas Náuticas

agora da Quinta da Regaleira é que este blog não sai!! nem pensar!!!
a Quinta da Regaleira é uma fantasia artificiosa do "Monteiro dos Milhões" que não sabia onde gastar o dinheiro... é como a visita ao castelo de Almourol, interessante mas mais nada...

os mistérios e a magia estão mesmo no rio... ou no mar.. ou na floresta.. ou em nós!! se os soubermos descobrir...

Laurus nobilis disse...

Fantástico! na página comemorativa está uma fotografia a preto e branco, da erupção, também ela espectacular!

garina do mar disse...

estão várias... aí umas 30!espectaculares todas elas.. e tem um filme mas não consigo vê-lo.. mas não sei se é problema deles ou do IE7!!

Laurus nobilis disse...

Portugal tem uma história secreta... António Telmo retratou-a relativamente bem no seu livro... quanto ao Milhas Naúticas, tem sobretudo ao seu lado, a magia de Portugal! e essa, é bem visivel a quem por aqui passar...

garina do mar disse...

muitas histórias secretas.. a do Vulcão dos Capelinhos é uma delas!!! acho que até foi um dos iniciados da Regaleira que foi para o Faial prestar provas e se enganou e saiu um vulcão..

Laurus nobilis disse...

com aqueles tipos da Regaleira tudo é possível... são normalmente muito básicos!

garina do mar disse...

devem ser... felizmente que não têm nada a ver com o Milhas Náuticas!!
do que eu gosto mais da Quinta da Regaleira é da maneira como a Câmara de Sintra a comprou!! um verdadeiro truque de magia..

Nautilus disse...

Extraordinário! Falo de um vulcão que foi história, que nasce no mar ainda por cima e afinal vêm para aqui discutir regaleiras e histórias secretas. Tem tudo a ver.

garina do mar disse...

claro que sim!! tal como o vulcão que apareceu do "nada" para impressionar o mundo, nós também nos estamos a exibir (intelectualmente neste caso...) não é para isso que servem os blogs?

e para isso qualquer "a propósito" serve!!

LisbonGirl disse...

Peço desculpa por me ter expressado de forma tão pouco eficaz no comment anterior!

A Regaleira é uma referência ex-libris, ou seja, tirada dos livros e, concordo, aqui, bastante estéril.

Apenas pretendi dizer que o vosso blog é bastante interessante porque bastante insólito.

Acrescento que a vossa originalidade não deve nada a referência nenhuma existe ancorada a si própria.

Parabéns pelo blog, mais uma vez e desculpem a aproximação desastrada que de facto só favorecia a Regaleira quando o vosso blog não precisa de favores nenhuns, nem de aproximações, nem de referências vazias. É único. Continuem!

A regaleira só conheço "de livro" e já agora agradeço as vossas considerações sobre o assunto dessa perspectiva desconhecida para mim!

Nautilus disse...

Calma! não é preciso pedir desculpa.
Claro que a Regaleira não se compara ao nosso blog! Mas neste caso estávamos apenas a brincar sobre as voltas que as conversas têm, às vezes só por causa de um comentário. Acontece imenso e às vezes quase que dá cabo do artigo, mas a blogosfera é assim.
Volte sempre, temos muito gosto.
E já agora, se não conhece a Regaleira, vale a pena visitar. Como obra de arquitectura é notável, quanto ao resto...

garina do mar disse...

pois...