10 fevereiro 2007

Os mistérios de Almourol

Numa ilhota, no meio do rio Tejo, localiza-se o Castelo de Almourol... não se sabe bem a origem do castelo... terá sido erguido no local de um primitivo castro lusitano conquistado pelos romanos no séc. 1 a.C. (sempre eles!), remodelado por eles (como de costume!) e ocupado seguidamente pelos Alanos, Visigodos e Mouros; as escavações efectuadas encontraram vestígios da presença romana e do período medieval que poderão vir a ser musealizadas.
Em 1129, o então Almorolan foi conquistado pelos portugueses e entregue aos templários que lhe construíram a torre de menagem e as altas muralhas, protegidas por nove torres circulares. As obras de restauro dos séculos 19 e 20 alteraram consideravelmente o castelo: primeiro foi dotado de ameias e merlões e depois foi adaptado a Residência Oficial da República Portuguesa.
Existem muitas lendas sobre o castelo, todas elas envolvendo moiros, moiras, reis e princesas, como é da tradição; algumas delas são contadas no site da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha, mas infelizmente num português bastante duvidoso.
Para visitar o castelo, uma embarcação da Câmara, que leva 40/50 pessoas, sai do cais d’El Rei em Tancos (Tancos é uma terrinha bonita, muito bem arranjada, vale a pena passar por lá), aos fins de semana de hora a hora a partir das 11 (tel: 962 625 678).
Indo sem marcar, nas “lanchas do Tejo” do Sr. João pode-se dar a volta à ilha e a seguir visitar o castelo, todos os dias, a partir das 9 (tel: 914 506 562).

2 comentários:

Laurus nobilis disse...

Lindo, lindo, lindo! e os republicanos que não aproveitassem aquilo que não é deles... residência oficial da república portuguesa...? com franqueza!!

garina do mar disse...

sempre foi melhor do que ficar ao abandono... de resto foi maior o estrago feito no século XIX quando andaram a enfeitar o castelo!!!