22 fevereiro 2007

Em busca de flamingos: a inquietação

10 comentários:

Laurus nobilis disse...

e pensar que isto não é África, mas que é mesmo aqui ao lado...

garina do mar disse...

a diferença é na quantidade!!
aqui ficas feliz por ver 80... lá 800 não são nada..

garina do mar disse...

os de cima a olharem todos para o mesmo lado, que nem gaivotas, são estranhos, não é?
dão ar que estão a cerrar fileiras..

A VER NAVIOS disse...

Nunca vi tanto flamingo junto, como quando fui a Kalouak, no Senegal,60 milhas rio acima (não me lembro do nome do rio) carregar bagaço de amendoim para Ruen.
Kalouak fica a sul de Dakar.
No Lobito e Benguela também há montanhas de famingos. Aves lindíssimas.
Ainda bem que também há tantos ao pé da nossa porta. Desejo que a Natureza os proteja e o Homem seja seu amigo.

mch disse...

Se soubesse desta passarada toda no seu querido Tejo, de certeza que o Fernando Pessoa que teve uma editora falhada chamada Íbis ter lhe-ia chamado "Flamingo". Os sobrinhos "troçavam" do tio chamando-lhe o Tio ìbis. MAs ele achou que era muito apropriado porque isto ser animal sagrado do Egipto nãO É DADO A TODOS.

Laurus nobilis disse...

No antigo Egípto, Thot, o deus dos algarismos, do cálculo, da geometria e da astronomia, era representado com uma cabeça de ibís... místico como era, Pessoa deve ter tentado dessa forma canalizar mais forças positivas para este Portugal que tanto amava.
A importância que os egípcios davam a esta ave era de tal forma grande, que a mumificavam para acompanhar os faraós na sua última viagem. Assim, caro MCH, penso que o Pessoa não podia chamar Flamingo à editora... era realmente demasiado comum!

Laurus nobilis disse...

claro que com este comentário não quero denegrir os flamingos... são umas aves muito simpáticas, das quais gosto muito, fazendo votos para que continuem neste magnífico estuário que é o do Tejo!

garina do mar disse...

são muito mais lindos os flamingos!!
os íbis são uns marrecos, todos encurvados... a menos que estejas a falar da graça boieira que também se chama qualquer coisa íbis e até é engraçadinha.. mas muito mais comum que o flamingo!!!

Laurus nobilis disse...

Eu não discuto a beleza das aves, mas tão somente o seu significado para os egípcios e, eventualmente, para o Pessoa! Também concordo que os flamingos são muito mais bonitos...

mch disse...

Pois é, laurus nobilis, o bom velho Thot não me ocorreu...Obrigado! Coitado. Ficou com a inteligência mas não pagou para a cosmética. Claro que o ideal era ter a forma de flamingo. Faz pensar na resposta de Oscar Wilde quando a Isadora Duncan especulou sobre o que seria um filho com a inteligência dele (não era evidente, não) e a beleza dela!