05 janeiro 2007

Real Panteão dos Bragança

Da autoria de Paulo Dias e prefácio de António Pimentel, foi publicado o livro "O Real Panteão dos Bragança", que não é mais do que um excelente trabalho de investigação em torno da memória e a arte deste Panteão Real.

4 comentários:

Laurus nobilis disse...

Ainda bem que há quem promova o Panteão Real. Um dia destes, andei a passear por Alfama (depois publico fotografias) e, realmente, não sei como é que o IPPAR consegue justificar a sua existência... no mosteiro de S. Vicente de Fora, tudo o que é paredes está em péssimo estado... verdete proveniente da humidade e estuque à vista, com grandes buracos na pintura: esta é a realidade existente! Por favor, é necessário um pouco de dignidade em todo o monumento! Lisboa e Portugal bem precisam dela, sobretudo quando falamos na sala do Panteão Real e na Sala do Panteão dos Cardeais Patriarcas de Lisboa! E, já agora... tenham alguma brochura sobre o monumento!

garina do mar disse...

tenho uma foto... até está bonita... tirada ao nascer do sol do dia 1 do ano passado... como está cheio de reflexos do sol nem se percebe que está em mau estado!!

Anónimo disse...

É um livro de grande importância, não só pelas novidades que traz ao tema mas por evocar o espaço de S. Vicente (com todas as suas vicissitudes) como monumento! Relaciona, de forma ímpar, as transformações do panteão com as noções de poder ao longo de vários regimes e épocas. E aborda ao de leve o panteão patriarcal, mesmo no fim da obra, creio. Em meu entender, é trabalho sério e de capital importância!

Laurus nobilis disse...

Caro anónimo, não podia estar mais de acordo!