06 dezembro 2006

perto de Castelo de Vide...

6 comentários:

Nautilus disse...

Como disse outro dia o cardo azul, os vestígios megalíticos desta zona são inúmeros.
Esta é a "Anta II" do parque megalítico de Coureleiros (IV-III milénios a.C.), situado a caminho de Póvoa e Meadas e que inclui 5 antas. Esta é a que está melhor conservada e classificada como Monumento Nacional

A anta II terá sido uma das maiores sepulturas megalíticas, do vasto conjunto que existe nesta região. A câmara funerária é composta por 7 esteios, de grandes dimensões.

As recolhas arqueológicas feitas neste conjunto de antas estão no Centro Municipal de Cultura de Castelo de Vide.

Para saber mais: http://www.alentejodigital.pt/arqueologiacv/anta_2_coureleiros.htm

tmgamito disse...

Já passei por aqui... e é o que eles dizem (nautilus e cardo)... Esta zona está pejada de coisas destas!! vale a pena passar aqui uns dias só a explorar isto..
eu tenho um roteiro da região de turismo de São Mamede que se chama Paisagens Megalíticas do Norte Alentejano e mostra os sítios TODOS!!! por acaso esta não aparece nas fotos... mas está lá assinalada..

Anónimo disse...

A Câmara Municipal de Castelo de Vide tem também um Roteiro Histórico e Ambiental, bastante bem conseguido, que "percorre" alguns dos aspectos mais interessantes do património natural, popular e cultural do concelho, fora dos núcleos urbanos.

Anónimo disse...

Bom dia menina Garina do Mar. Desculpe que eu prometi que vinha aqui escrever umas coisas esta semana mas o meu Francisquinho tem estado doente e isto com os petiscos mais a horta não deu tempo para mais nada. Então por isso vim hoje só agora aqui para a menina não pensar que eu me esqueci e para a semana em Deus querendo tenho mais um tempinho e venho aqui conversar consigo.
Mas queria também dizer à menina e aos dois senhores que aqui ao pé de nós também há umas coisas destas, não tão bonitas como esta anta mas também aparecem aqui na taberna uns senhores que andaram a visitar. Vêm mais para o paço aqui ao lado é verdade mas também o paço a modos que está mais arranjadinho.
Menina desculpe as pressas mas tenho que ir indo que tenho ali que dar conta do ensopado para logo. Se quiser vir cá mais os senhores nem precisam de avisar nem nada.
Bom dia menina. Saúde.

tmgamito disse...

Bom dia Maria dos Trigais! e obrigada pela visita...
apareces quando quiseres, como vês nem eu agora tenho tido tempo de vir aqui escrever coisas! lá ponho umas fotozinhas de vez em quando... mais uns comentários e pronto!
Mas olha, agora não posso mesmo ir aí... se calhar, lá para Janeiro, se aparecer um daqueles dias bonitos frios mas cheio de sol vou dar aí uma volta.... estou memso cheia de saudades de andar a passear!!
as melhoras do Francisquinho! e cumprimentos ao Chico Zé... e um beijinho para ti!
volta sempre

Nautilus disse...

Ora viva senhora dona Maria. Seja bem vinda. E muito obrigado pelo convite mas até ao final do ano não vai ser mesmo possível ir aí. Mas olhe, vá passando por cá que um dia destes faço-lhe uma surpresa.
Um abraço ao Chico Zé e boas melhoras para o Francisquinho.
Um abraço!