28 dezembro 2006

Ilha de S. Miguel (XIII)

A existência de uma lendária ilha das Sete Cidades, situada algures no Mar Oceano a ocidente da Europa, inspirou durante muitos séculos a exploração marítima. As referências à existência da Ilha das Sete Tribos ou Ilha dos Sete Povos, que acabou fixada nas línguas modernas em Ilha das Sete Cidades, datam das fontes clássicas latinas, provavelmente incorporando tradições mais antigas dos povos mediterrâneos. A crença na sua existência deu origem a uma das lendas mais divulgadas da Idade Média europeia, existindo múltiplos relatos de avistamentos ocasionais e de expedições organizadas para a sua descoberta sem que alguma vez tal se tenha verificado. Nos Açores, sobrevive até aos nossos dias a lenda da ilha encantada que, apenas pode ser avistada por volta do dia de São João (24 de Junho). Sobre a Ilha das Sete Cidades, bem se pode ainda dizer: esta ilha foi descoberta, antigamente, pelos portugueses; agora, quando a procuramos, não a encontramos. Como consolação ficou-nos o nome do vulcão das Sete Cidades, na metade ocidental da ilha de São Miguel, com as suas lagoas e a freguesia das Sete Cidades no interior da sua caldeira.

5 comentários:

garina do mar disse...

tão linda a história! muito mais gira do que aquela da menina dos olhos azuis e do menino dos olhos verdes (ou será que era ao contrário?) que choraram muito...
tenho que investigar mais sobre isto!!!
a foto debaixo parece uma pintura!!
e impressionista, como eu gosto...

garina do mar disse...

o GoogleEarth trata um bocado mal os Açores!!! em tempos estive à procura das Formigas e nem sequer aparecem... e esta imagem é bonita mas quando se amplia não tem definição.. devia-se reclamar para lá!!

Raquel Sabino Pereira disse...

1. Um dos meus livros preferidos do Blake and Mortimer, «O enigma da Atlântica» defende esta tese!

2. Vão ao Google Maps (muito melhor que o Google Earth, dá para ver as imagens de satélite, os mapas e o «hybrid», que é o cruzamento dos dois. Genial. Vi no Google Maps o Santa Maria Manuela.

garina do mar disse...

é a mesma coisa, a base é a mesma.. e não trata bem os Açores!

Nautilus disse...

A vista de cima é bonita. Sempre varia das tiradas da "Vista de Rei".
Mas a Miúda tem razão, a de baixo se não fosse a eutrofização em primeiro plano podia ser um quadro, ou uma fotografia antiga. De certeza que a tiraste agora? Ou desencantaste-a de algum baú guardado no sotão?
E também gostava de ler mais coisas sobre a lenda das 7 cidades. Mas sem ser em contos de banda desenhada.