14 dezembro 2006

Douro Património Mundial

Faz hoje 5 anos que a Região do Douro foi classificada.
Mas por lá não se notam grandes mudanças e infelizmente nada há a acrescentar sobre o que já disse em 10 de Setembro e 4 de Outubro. Consta que, "ainda este ano" (já não faltará muito se assim for), vai ser concretizada a tal Unidade de Missão.
Seriam as coisas mais fáceis no tempo do Alves Redol?
“As distâncias foram vencidas, devassando-se o rio de águas loucas. Portos e cais nasceram pelas margens, como drenos de uma nova vida que escorria dos montes e se detinha naquela barreira turva, onde antes as esperanças morriam e os olhos se encharcavam de amargura”
Alves Redol in "Porto Manso"

7 comentários:

Laurus nobilis disse...

Belíssimo! Parabéns ao Douro e, por favor, anulem a acção dos selvagens que, aqui e ali, vão destruindo aquela paisagem... veja-se o caso das lixeiras!

Nautilus disse...

Bem pior que as lixeiras que essas podem ser retiradas, é a destruição da paisagem de socalcos, em nome da mecanização da produção vitivinícola. Não sei quais são as vantagens do ponto de vista da produção, e é certo que não se pode pôr em risco a competitivade apenas para conservar uma paisagem, mas os socalcos tinham a vantagem de evitar a erosão e a perda irremediável de solos (e sem solos também não há vinhas), e assim está-se a pôr em risco a classificação como Património Mundial e atrás disso o potencial turístico.

Anónimo disse...

Sim, concordo! A moda das vinhas serem implantadas prependicularmente às curvas de nível, ao contrário de serem paralelas a estas como sempre se fez, embora seja muito mais barato leva, inevitavelmente, a uma erosão muito mais acelerada dos solos.

tmgamito disse...

o Douro é muito bonito... sobretudo quando reflecte o que está à volta!!

tirem o lixo está bem? e não estraguem os socalcos pode ser?

e ponham essas estruturas todas de missão a fazer alguma coisa, sim?

tmgamito disse...

e oh senhor rural, não se esqueça do que lhe pedi está bem?

Anónimo disse...

ainda não acabei de ler tudo... depois digo!

garina do mar disse...

conto consigo senhor rural! agora também tenho que estudar as propostas para o sistema portuário mas há quem esteja interessado em estudar o PDRural..

tenho um livro giro sobre o Douro Património Mundial! ia mostrá-lo aqui hoje mas isto hoje está cheio de coisas novas!! amanhã ponho...