18 novembro 2006

O farol do Bugio ou Torre de São Lourenço “da Cabeça Seca”

A número 1 da minha nova máquina! (não, esta não tira fotos debaixo de água! essa vou ter que a pedir ao Menino Jesus ou ao Pai Natal para ma pôr no sapatinho...).
O guardião da barra do Tejo, construído sobre uma restinga de areia que seria a única da zona a manter-se a descoberto, daí o nome de Cabeça Seca, começou por ser uma fortificação de madeira mandada construir por D. Sebastião. Esta fortificação, que combinada com a fortaleza de São Julião da Barra cruzava o fogo de artilharia na entrada do Tejo, acabou por ser desfeita pelo mar.
Já durante a ocupação filipina, é iniciada a obra de construção do actual forte (as pedras para as fundações e construção tiveram que srr transportadas de terra), que apenas ficaria concluído já no reinado de D. João IV.
Em 1758, o Marquês de Pombal determina a construção de 6 faróis na costa, entre os quais o de São Lourenço, que passaria assim a dar apoio à navegação.
O forte, ou farol ou torre do Bugio, ou de São Lourenço, é formado por uma torre circular, com 2 pisos, encimada pelo farol, e com uma muralha também circular, mais baixa.
Recentemente foram feitas obras de protecção e de reconstrução da muralha.

7 comentários:

Laurus nobilis disse...

Boa! e ainda por cima aprendi imensa coisa...

tmgamito disse...

Pois... e não aprendeste mais porque eu era para ter posto um link para o sistema de informação dos Monumentos Nacionais (a torre está classificada desde 18 de Julho de 1957) mas esqueci-me!!!
Aqui fica:
http://www.monumentos.pt/Monumentos/Forms/002_B.aspx
(aí é procurar em Oeiras...)

Anónimo disse...

Parabéns!!!
e aqui fica uma história...perguntei a uma Senhora onde morava...respondeu-me com um ar definitivo: por detrás do Bugio. Era então em Oeiras...boa estreia...um farol...um centro...parabéns

tmgamito disse...

Bem... por detrás do Bugio também pode ser na Cova do Vapor ou São João da Caparica, ou seja Almada!!!

Não deixa de ser curioso, mas aparentemente o rio Tejo "pertence" à margem norte!

Nautilus disse...

Muito bem! Parece que arranjaste uma máquina com grande definição. Agora ainda "controlas" melhor a entrada da barra.

tmgamito disse...

pois... não tenho é tempo.. nem para estudar o livro de instruções!!!

Anónimo disse...

Não precisas!
Parabéns pela Fotografia n.º 1!
Beijinho!