23 novembro 2006

"A Campanha do Argus"

Com o apoio da Câmara Municipal e do Museu Marítimo de Ílhavo, a "Cavalo de Ferro" reeditou em Março deste ano, "A Campanha do Argus", escrito por Alan Villiers. Este repórter australiano da National Geographic Magazine, deu a conhecer ao mundo, em 1951, a pesca do bacalhau feita por homens e navios portugueses. Este é, seguramente, um dos relatos mais brilhantes efectuado sobre a segunda maior epopeia marítima em que o povo português esteve envolvido, depois dos descobrimentos. Como alguém já disse, estamos perante um verdadeiro clássico da literatura marítima mundial. Até sempre "Frota Branca"... obrigado "Cavalo de Ferro"!

14 comentários:

Nautilus disse...

A não perder! Um documentário fabuloso.

tmgamito disse...

Ofereceram-me este livro!
Já há muito tempo que andava à procura dele... tinha visto naquela bibliografia que o nautilus pôs em tempos sobre a pesca do bacalhau mas era de outra editora e estava esgotado.. É fixe terem reeditado!
mas ainda só tive tempo para ver os "bonecos" :(

Laurus nobilis disse...

Bela prenda...!!

Anónimo disse...

por favor podem-mo comprar...que eu quero ter a traduccao tambem...quando for aa Paatria eu trato do pagamento de imediato

Laurus nobilis disse...

quando puder, assim o farei. A Garina do Mar será a fiel depositária...

joao madail veiga disse...

Sou o feliz proprietário de uma primeira edição, em inglês, e outra em Português, para além do DVD e da VHS do filme e para além de 'tudo cheio' de fotografias que papai tirou, messa campanha, ao lado do Villiers.
Essa é que é essa.

Laurus nobilis disse...

E contra factos não há argumentos... não sabia que havia um filme. O único a que tive acesso, é um documentário da National Geographic Society intitulado "The Lonely Dory men". Já aprendi mais qualquer coisa... Espero que até breve,João Veiga; Obrigado pela visita.

tmgamito disse...

A tua única desculpa é teres vindo de férias e teres ficado logo a seguir sem computador!!! porque o nautilus algures em Agosto pôs um post sobre o Museu Marítimo de Ílhavo em que fala de várias coisas e tem um link pra bibliografia da pesca do bacalhau e pro museu marítimo onde falam do DVD!!!

Faz favor de ir "estudar a matéria atrasada"!

Laurus nobilis disse...

apresento as minhas mais humildes desculpas...

tmgamito disse...

não é desculpas... é ir ver as coisas! ainda por cima com o índice que eu fiz é FACÍLIMO! descobrir as coisas antigas...

Nautilus disse...

Pois é laurus nobilis. Às vezes nem nos apercebemos do que temos à frente do nariz.

Anónimo disse...

um grande bem hajam!

Anónimo disse...

gostava que me mostrasem uma foto do saudoso navio maria teixeira vilarinho , não consigo encontrar nenhuma seria para mim uma honra visto ter feito lá a ultima viagem deste

Nautilus disse...

Sugiro que visite o blog "Nós e o Mar" (http://noseomar.blogspot.com) que tem muita informação sobre as embarcações nacionais.