30 novembro 2006

Ammaia

Há dois mil anos, junto à margem do rio Sever, nasceu uma cidade que viria a tornar-se o mais notável vestígio da romanização do nordeste alentejano. Os romanos deram-lhe o nome de Ammaia. A importância crescente do aglomerado, levou o Imperador Cláudio I a elevá-lo a civitas. Na segunda metade do séc I d.C. obteve ainda o estatuto de municipium, sendo-lhe atribuída a administração de um vasto território. As escavações arqueológicas foram iniciadas em 1995.

24 comentários:

Laurus nobilis disse...

Que se note que continuo a não gostar de romanos, tal como a Garina do Mar...

Nautilus disse...

O problema da Ammaia foi ter começado a ser "levantada" por um curioso, sem uma catalogação formal. Mais uma vez terá sido uma cidade construída pelos romanos sobre ocupações anteriores, que neste caso são mais difíceis de identificar.
E resta agora ver se a Fundação tem capacidade para explorar e aproveitar o potencial das ruínas.

tmgamito disse...

e depois algures no séc. 5 começou a decadència e depois houve um cataclismo qualquer (terá sido uma cheia? tou farta de explicar que não se deve construir em leito de cheia..., quando eu era calaica fazíamos as nossas casas nos sítios altos!) e no séc. 9 um tal de Ibn Maruán tomou conta disto tudo!!

e depois foi só levar coisas daqui... porta pra Castelo de Vide, estátuas para Inglaterra... o costume!
Mas não gosto de romanos!
nem de castanhas!

Anónimo disse...

Ó Menina Garina é uma pena não gostar de castanhas que eu até a convidava para vir até Vila Viçosa comer umas belas castanhas assadas aqui no terreiro.
Mas olhe em calhando vir aqui para estas bandas apareça por cá que isto é muito bonito. Está aqui a minha Maria a dizer que lhe arranja uma açorda daquelas que a Menina gosta. E dê o recado também ao Senhor Nobilis e ao Senhor Nautilus. Até porque o Senhor Nautilus publicou umas coisas muito bonitas sobre o Alentejo mas não falou aqui de Vila Viçosa. Por isso tem que o trazer cá para ele vir conhecer aqui a minha terra que também é muito bonita. E aqui também sabem muito daquelas coisas das rochas ornamentais. Aqui mesmo ao lado há uma casa muito bonita que é do Senhor Dom Rei amigo do Senhor Conjurado que é toda de pedra ornamentada como ele diz.
Por isso cá vos espero. Mas olhe Menina só lhe peço um favorzinho. Não venham ao mesmo tempo que os Senhores Conjurados que eles são muitos e depois não os conseguimos receber a todos como deve ser.
Bem haja Menina. (A minha Maria tem razão, em uma pessoa habituando-se isto de dizer bem haja até soa bem e fica bonito). E dê cumprimentos aos outros dois senhores. Bem hajam

tmgamito disse...

Ó senhor Chico Zé muito obrigada! já estava a ficar ofendida por ter vindo aqui ao meu blog convidar os conjurados e não nos dizer nada... mas agora é que reparei no convite!!
Diga à sua Maria que vou aí sem falta, de resto ainda na Páscoa passei por aí... se soubesse tinha ido à sua taberna! mas da próxima não escapa! Sem conjurados claro que aquilo deve ser uma granda confusão.. que eles bem dizem que são fidalgos, mas 40 homens juntos deve ser bonito...

E não é preciso dar o recado ao nautilus e ao laurus nobilis que eles hão-de vê-lo...

E já agora senhor Chico Zé.. aquilo do bem haja já não se usa!!!

Laurus nobilis disse...

O recado já me foi dado: irei com todo o prazer mas, já agora, tu ou a tua Maria não me arranjam uma sopinha de cação? É só para acamar o estômago antes da tal açorda... Um abraço e, como vez, as boas notícias / recados chegam sempre depressa. Um abraço!

Anónimo disse...

Ai Menina Garina muito obrigado! Por ter aceite o convite e por me dizer isso do bem hajam. A mim até me estava a custar a acostumar-me, nem sei bem o que quer dizer hajam, mas a minha Maria disse que agora se via muito nos blogs e nas revistas. Mas se a Menina acha que não se usa até me dá jeito. Eu até já tinha reparado que o Senhor Conjurado e agora o Senhor Nobilis não usavam.
E Senhor Nobilis, fico muito honrado por ter aceite também o convite. Mas não me leve a mal que lhe pergunte que a minha Maria diz que o senhor é de Lisboa. É que eu estranhei o senhor dizer que queria a sopa de cação para acamar antes da açorda, porque afinal é quase igual. A sopa é de cação e a açorda leva assim um ovito e às vezes quando há leva uma postinha de bacalhau e fica parecido. Mas a minha Maria diz que as pessoas em Lisboa chamam açorda às nossas migas. E eu assim queria perguntar, não me leve a mal, se o Senhor Nobilis estará a fazer confusão. Porque a minha Maria também pode fazer se a Menina Garina não se importar uma sopinha de cação e depois umas migas de espargos que são de se lhes tirar o chapéu.
E o Senhor Nautilus não diz nada? Será que achou muita impertinência minha vir aqui convidá-lo? Eu gostava muito que ele viesse visitar aqui a minha Vila Viçosa e pusesse umas fotos daquelas bonitas.
Muito obrigado Menina Garina do Mar! E muito obrigado Senhor Nobilis. E não me levem a mal que eu gosto muito do que os senhores escrevem.

Laurus nobilis disse...

Tens razão em pensar que me baralhei, mas não! A ideia era comer mesmo tudo. Dispenso o bacalhau na açorda mas, já agora, como fazes propaganda, ficarei também para o jantar e, se não se importarem, como também as migas de espargos; tudo, claro, acompanhado com um tinto alentejano que tenhas por aí...

Anónimo disse...

Ai que o Senhor Nobilis é cá como eu! E então não houvera de se arranjar um bom vinho. Os cunhados de uma prima do tio da minha Maria que são dali do pé de Portalegre têm uma pomada que escorrega pelas goelas que é uma maravilha. Desculpe a expressão mas assim acho que se percebe melhor. Sabe o Senhor Nobilis que até vêm uns senhores da França, dali da zona de Bordéus comprar o vinho deles.
E acha que a Menina Garina também gosta? Senão temos também aqui umas laranjas muito boas do meu quintal para fazer um sumo muito docinho. Que aquelas coisas dos refrigerantes não recomendo nada. O meu Francisquinho passa a vida a beber coca-cola e eu não gosto nada. Mas a minha Maria lá vai deixando diz "Deixa lá o garoto, ele vê os outros a beberem e quer fazer igual. Desde que ele vá bebendo leite quando eu mando não tem mal".
O Senhor Nobilis desculpe o falatório mas quando me ponho a falar aqui dos produtos da minha terra embalo e nunca mais me calo. Desculpe sim?

Laurus nobilis disse...

E se são bons, os produtos da tua terra. Sabes... recordo com saudade alguns repastos, aí pelo Alentejo, que começavam pelas 2 da tarde e acabavam lá para as tantas da noite, com fados e tudo pelo caminho. Mas isso foi noutros tempos... Qunto à Garina do Mar, ela também bebe vinho e, sabes, às vezes até fica com um grãozito na asa... não sei se me percebes? Mas não faz mal, porque até fica muito engraçada!

tmgamito disse...

OLHA LÁ OH ÁRVORE! que história é essa do grãozinho na asa? até parece que alguma vez me viste a beber demais!

Desculpe lá senhor Chico Zé mas isto há cada um!!!

mas era fixe combinar um passeiozito aí a Vila Viçosa! e eu alinho em tudo! na sopa de cação... na açorda... nas migas... NO VINHO!!! só castanhas é que não...

e o nautilus de certeza que também alinha... deve ter é que ser combinado com tempo que ele aos fins de semana passeia-se por aí... deve ser por isso que ainda não respondeu! diz ele que vai tirar fotos mas afinal pelos vistos não foi a Vila Viçosa!!! mas deixe estar que ele se calhar amanhã à noite ou segunda feira já lhe diz algo...

e já agora diga à sua Maria para escrever também aqui umas coisitas... nós gostamos muito que nos visitem!!

Anónimo disse...

Bom dia Menina Garina. Não se zangue. Bom dia Senhor Nobilis. Não devia andar a dizer essas coisas da Menina.
Desculpem só responder agora mas ontem aquilo lá na taberna começou a apertar e foi até às tantas. E não tenho fados, mas olhe que essa dos fados foi bem lembrada, Senhor Nobilis. A minha cunhada quando era mais nova até que se ajeitava mas desde que foi para Lisboa nunca mais lhes pegou. Mas é uma ideia sim senhor.
Ó Menina, a minha Maria diz que um dia destes escreve. Mas tem que ser durante a semana que ao fim de semana os petiscos não lhe dão tempo. E e agora também tenho que ir bulir outra vez. Saúdinha sim?

tmgamito disse...

Cumprimentos senhor Chico Zé, para si para a sua Maria e para o Francisquinho!
E voltem quando quiserem...
eu bem os percebo! agora nem tempo para pôr aqui umas coisa como deve ser tenho!!!

Nautilus disse...

Ora viva Chico Zé! Bem vindo aqui ao nosso "jornal".
Claro que aceito o seu convite, com muito gosto. E prometo que um dia destes publico umas fotografias de Vila Viçosa. Até porque tem toda a razão, o paço ducal é muito bonito.
E foi pena não ter sabido da sua taberna mais cedo que ainda há um ano e picos aí estive (por causa das rochas ornamentais) e tinha ido aí petiscar. Assim fui almoçar à pousada e paguei caro e não comi nada de especial.
Vá aparecendo por aqui. É sempre bom ter quem fale do que é bom em Portugal.

E agora nós senhor laurus nobilis! O que é isso de andares a dizer essas coisas da Miúda? Não te fica nada bem.

tmgamito disse...

obrigada conchinha por me defenderes... passa um peixinho um fim de semana a trabalhar, há não sei quanto tempo sem poder ir para debaixo de água e vêm uma árvore para aqui dizer mal... esta gente da terra não nos compreende!!

Laurus nobilis disse...

desculpa peixinho... não se voltará a repetir. Só estava a brincar!

Nautilus disse...

Está melhor assim. Mas não sei se gosto dessa de me chamares conchinha. A minha concha não é qualquer uma. Ou será que já te esqueceste como é a concha do nautilus?

Anónimo disse...

Compadre Chico Zé,
Avisa-me quando forem aí os conjurados, para eu ir aí abaixo ajustar umas certas contas, «tájaber»???

Anónimo disse...

Bem-haja, Tia... Bem-haja MUITO!

Nautilus disse...

Acho que a senhora padeira veio aqui ao engano. Se é que existe. Ainda há duas semanas estive em Aljubarrota e não havia lá nenhuma padeira. E aqui os conjurados merecem-nos todo o respeito.

tmgamito disse...

esta gente tem cá uma lata!! vem para aqui fazer-se passar por quem não é e ainda por cima meter-se com os nossos amigos.. o que vale é que o senhor Chico Zé é uma pessoa fixe...
e a menina sailor girl faz favor de se comportar!!! também é bem feito que eu ia-te convidar pros petiscos e agora já não te digo nada! toma!! toma!!!

tmgamito disse...

está bem arvorezita por esta passa... eu sei que era brincadeira mas quem não nos conhecer até poderia pensar que era a sério!!!
e oh nautilus! claro que a tua concha é linda!!! a mais linda de todas! só por isso é que te chamei conchinha... não te zangues não?

Laurus nobilis disse...

que grande confusão... mas agora a padeira está do lado deles?

tmgamito disse...

então não viste o que o nautilus disse? que em aljubarrota não há nenhuma padeira? esta é uma impostora!! é o que eles fazem para lançar a confusão... pagam aí a um pessoal para parecerem que têm muita gente a querer ser espanhola.. mas nós aqui estamos atentos!!! padeira? pfff